A expansão da Internet gratuita no Rio de Janeiro



Depois de chegar à orla da Zona Sul e a Baixada agora é a vez da Avenida Brasil e Zona Oeste.

Banda larga gratuita também para Baixada Fluminense, Avenida Brasil e Zona Oeste. A novidade, anunciada pelo Informe do DIA, foi confirmada ontem pelo governador Sergio Cabral durante o lançamento do Projeto Orla Digital no Leblon e em Ipanema, que levou a Internet gratuita à região. Segundo o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, as antenas começam a ser instaladas segunda-feira em Caxias e passam a operar em teste. Até outubro o serviço já deverá cobrir toda a Baixada.


Mas o acesso à banda larga ainda depende de ajustes. Teste realizado por O DIA na Cidade de Deus e no Morro Santa Marta, em Botafogo, onde o programa de inclusão digital já foi implantado, mostrou que a conexão é lenta em algumas áreas das comunidades.

Cabral adiantou que, em parceria com a prefeitura, vai espalhar câmeras e iluminação pela Avenida Brasil, aproveitando a mesma rede de fibra óptica da Internet. A Rocinha também está entre os próximos bairros a ganhar a conexão. “Estamos fazendo uma revolução silenciosa, a inclusão digital. Começamos pela orla de Copacabana e chegamos agora a Ipanema e Leblon, permitindo que os turistas e moradores do Rio possam usufruir de graça a Internet, com velocidade impressionante”, disse.

A UFF realizou licitação para escolha da empresa que fará a instalação do serviço na Baixada. O acesso só não deverá chegar à zona rural da região. Após Caxias, a rede alcançará São João de Meriti, Belford Roxo e Mesquita. Nova Iguaçu deve receber até outubro. A novidade chegará ainda este ano à Avenida Brasil. A UFRJ fará licitação para a empresa que executará a implantação.

Oficinas de informática em quiosque

Ruas e apartamentos próximos às orlas de Ipanema e Leblon também captarão o sinal gratuito. O investimento foi de R$ 1,1 milhão. Vinte antenas instaladas em rede de fibra ótica permitem que até 50 pessoas estejam conectadas ao mesmo tempo. Como nas outras instalações do Orla Digital, por três meses, haverá oficinas de informática em quiosque em frente ao número 176 da Veira Souto, todos os dias, de 8h às 22h. A Coppe, que administra o projeto, esclarece dúvidas no site www.orladigital.coppe.ufrj.br.




Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: