Internet sem fio gratuita em cidades do Piauí



Internet sem fio gratuita em toda a cidade é um sonho que parece muito distante. No único cantinho litorâneo do Piauí, no entanto, isso já virou realidade. A cidade de Parnaíba, ao norte do estado, está em processo de implantação de internet gratuita para mais de 140 mil habitantes e em locais estratégicos nas áreas de educação, saúde e segurança.

O projeto é da Motorola e está sendo realizado pela Safety Way em parceria com a Interway, como parte da primeira fase do projeto Parnaíba Digital, que tem como objetivo democratizar o acesso à informação para toda a população com o uso da internet.

A interligação das secretariais municipais e da Câmara dos Vereadores foi o primeiro passo, seguido pelos órgãos de saúde e de segurança pública, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e as instalações da Academia de Polícia Militar. Após a finalização desse processo, mais de 100 escolas receberam conexão à internet, para uso dos alunos em sala de aula e também para o aperfeiçoamento dos professores e a melhora na comunicação entre os departamentos.

Assim, com as chamadas “ilhas Wi-Fi”, a população e os turistas de Parnaíba já contam com acesso à internet sem-fio no Aeroporto Internacional João Silva Filho, no Terminal Rodoviário Interestadual, na Praça de Eventos, Universidades Federal e Estadual do Piauí, Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) e Porto das Barcas.

A segunda fase do projeto contemplará a instalação de câmeras digitais sem fio em pontos estratégicos de Parnaíba, que transmitirão as imagens para uma central de vigilância da Guarda Civil Municipal. Além disso, está prevista a conexão de todo o sistema público de saúde à rede, o que favorecerá a população no agendamento de consultas e no levantamento de histórico clínico dos pacientes. O projeto também beneficiará a área da educação pública, que prevê a inclusão digital dos estudantes com o desenvolvimento de bibliotecas virtuais nas instituições de ensino, além da criação de telecentros.

Parnaíba está localizada a 330 quilômetros de Teresina e é a segunda cidade mais populosa do Estado do Piauí, com mais de 140 mil habitantes. Na etapa final do Projeto Parnaíba Digital, será disponibilizada internet gratuita para toda a população, mediante o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Fonte: ConexaoViP



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: