Ipanema e Leblon ganham rede sem fio gratuita de acesso à internet



Quem estiver nas praias de Ipanema e do Leblon já pode surfar gratuitamente na internet. Isso porque os 20 pontos emissores de sinal sem fio à rede de computadores já estão funcionando, ainda em fase de testes. A inauguração oficial está prevista para sexta-feira, dentro do programa Orla Digital, que já cobre Copacabana e as comunidades de Santa Marta e Cidade de Deus . De acordo com o Secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, a Rocinha e a Baixada Fluminense serão os próximos locais beneficiados pelo programa.



- O Rio de Janeiro já é a cidade mais digital do mundo. São 350 mil pessoas beneficiadas, somando os moradores de Copacabana, Ipanema, Leblon, Cidade de Deus e Santa Marta. E, para as Olimpíadas, oferecer a conexão sem fio à internet na orla é um passo sensacional - disse o secretário.
(Vídeo: Secretário promete internet sem fio grátis em todo o estado até o final de 2010)

Cada um dos locais emissores de sinal tem capacidade para 50 conexões simultâneas. A área de abrangência é a orla, mas também será possível captar o sinal de algumas ruas de acesso e parte dos apartamentos mais próximos. Além do acesso sem fio à internet, o governo do estado montará um quiosque na orla com cerca de 15 computadores para ensinar usuários a usar a internet. A previsão é que o local funcione todos os dias, das 8h às 20h, por 60 dias. Também há uma página na internet explicando detalhes técnicos do programa e dando respostas às perguntas mais frequentes:

Leia a íntegra desta reportagem em O O Globo Digital (somente para assinantes).



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: