Audiência pública para discutir formas de ampliar o acesso à internet banda larga



A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados decidiu realizar audiência pública para discutir formas de ampliar o acesso à internet e à banda larga no Brasil. O debate foi proposto pelo deputado Ivan Valente (PSol-SP). Segundo ele, as diretrizes para as políticas de inclusão digital devem ir além dos limites traçados pelo mercado, de forma a garantir o acesso ao conhecimento pela população brasileira e, consequentemente, o aumento das perspectivas de superação da exclusão econômica e social.

O deputado citou os resultados da última pesquisa "TIC Domicílios" sobre o uso das tecnologias da informação e da comunicação no Brasil.

Conforme a pesquisa, há 60 milhões de usuários de computadores (38% da população) e 54 milhões de usuários de internet (34% da população). Entre aqueles que ganham mais de 5 salários mínimos, o percentual de acesso à internet salta para 68%. Entretanto, cerca de 59% da população brasileira nunca usou a internet, sendo que, deste total, para 31% o custo do acesso é o maior impeditivo.

"Nos países onde há uma efetiva concorrência na oferta do serviço, pessoas pagam cerca de R$ 30 mensais por uma capacidade de acesso de 2 megabits por segundo, enquanto no Brasil uma capacidade inferior a um quarto disso custa 2 ou 3 vezes mais", afirmou o deputado.

O deputado propôs que sejam convidados para o debate um representante da Anatel, um representante do Ministério das Comunicações, um representante do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Marcos Dantas, a advogada e fundadora da Associação Pro Teste Consumidores, Flávia Lefévre Guimarães, e o representante da sociedade civil no Comitê Gestor da Internet no Brasil, Gustavo Gindre. A data da audiência ainda não foi marcada. As informações são da Agência Câmara.

Fonte: http://www.tiinside.com.br/



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: