Internet Grátis - Conheça melhor as redes sem fio e como usá-las



Com o crescente mercado de notebooks no Brasil, aparece também o aumento da demanda por roteadores sem fio. A rede Wi-Fi, como também é conhecida, proporciona conexão à internet ou a outros aparelhos sem a necessidade de cabos. No entanto, a comodidade física pode significar também dor de cabeça na hora de configurar e manter a rede.


Selecionamos aqui algumas dicas básicas sobre como você deve administrar a Wi-Fi e livrá-la de caroneiros indesejados e de ameaças que possam comprometer sua navegação na internet. Também abordamos problemas quando você está usando uma rede aberta, o hotspot, encontrado em aeroportos, cafés e bares.


Afinal de contas, a conveniência da tecnologia não pode lhe trazer mais problemas, certo? Então vamos lá:

- O roteador é o aparelho que transmite a conexão do cabo ADSL Ethernet (ou seja, o cabo de internet) para sua máquina. Para receber o sinal, você precisa necessariamente de uma placa de WLAN no seu computador. Ela está presente em todos os notebooks atuais, mas ainda é algo raro em computadores de mesa, os desktops.

- Instale o roteador o mais alto possível. Você precisa de alcance no sinal, e colocar na posição central de sua casa pode melhorar a distribuição. Se preciso, coloque-o na parede, quase no teto. Jamais coloque-o próximo ao chão ou próximo a objetos metálicos ou de cimento que possam rebater ou interferir no sinal.

- Configurar o roteador é uma arte e tem seus segredos. Procure sempre ter em mãos o manual, mas saiba que, muitas vezes, a versão em PDF que vem em CD é bem mais completa. Procure primeiro por uma senha padrão (geralmente algo simples como "12345" ou "internet") e pela configuração mais fácil - comumente chamado de "Wizard Setup". Se possível, procure antes na internet, no site do fabricante, sobre como é a configuração. Procure acessá-la do roteador também ao digitar o número de IP no seu navegador.

- A rede do tipo 802.11b ou g são as mais utilizadas, mas certifique-se de que serão configuradas para os canais corretos. Confira no manual do seu aparelho qual deverá ser utilizado, se o 1, o 6 ou o 11. Isso vai evitar que haja interferência.

- Confira se o firmware - o software de funcionamento do roteador - está atualizado. Procure utilizar o protocolo de segurança WPA2 (Wi-Fi Protected Acess 2), com uma senha de acesso grande e que alterne números e letras. Fuja do óbvio, principalmente se sua vizinhança o conhece bem.

- Se quiser conectar apenas um computador e evitar que caroneiros utilizem sua internet de graça (para eles!), coloque acesso por IP estático apenas. Procure também limitar acessos externos pelo número de MAC. Para descobrir qual o seu MAC, basta:

* Clique no menu Iniciar
* Clique em executar
* Na caixa que abrir, digite cmd e então clique em OK
* Digite dentro da janela que se abrirá: ipconfig /all
* O número que interessa é o "Endereço Físico", na parte "Adaptador Ethernet Conexão local". Será algo parecido com isso: 00-1C-C0-CE-57-21

- Identifique sempre se alguém burlou sua segurança ou se você configurou corretamente a rede. Se algo não conectar direito, desative o firewall. Sempre procure por novas redes através da busca da WLAN no Windows, pois pode haver conflito de canais com a rede do seu vizinho. Se nada disso der certo, reinicie o roteador (se não houver um botão específico, procure um pequeno orifício, coloque algo pontiagudo e pressione por um tempo até resetar).

- Procure também evitar a competição com a frequência 2.4 GHz. Outros aparelhos também a utilizam (como telefones sem fio e fornos microondas), então mantenha seu notebook longe deles. Se possível, procure um roteador com a rede 802.11n, que suporta a frequência 5 também.

- Se estiver utilizando a rede sem fio em um local público, jamais acesse sites de bancos ou comércio online. O Wi-Fi desses lugares sempre é alvo fácil para hackers, então evite o grupo de risco. Limite-se ao básico da navegação e, mesmo em e-mails e conversas em mensageiros (como o MSN), não escreva informações pessoais ou bancárias.

- Caso o sinal esteja fraco, procure andar um pouco com o notebook e atualize a tela que mostra a força do sinal no Windows. Às vezes, por conta de uma parede ou pilastra mais densa, você pode estar tendo interferências.

- Respeite a coletividade. Baixar arquivos pesados em redes sem fio públicas pode prejudicar a conexão de outros usuários. Jamais utilize programas de compartilhamento como torrents, pois ele tendem a puxar toda a banda da internet com o recurso.

Fonte: Bruno do Amaral E-band



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: