Itapira vai ter a Infovia Municipal para toda a população



Foi discutida e aprovada a indicação do Vereador Cleber Borges para que o Poder Executivo tome as providências necessárias para iniciar os contatos com a Unicamp (Universidade de Campinas) visando a implantação do projeto “Infovia Municipal”, que pretende disponibilizar para toda a população da cidade o acesso a Internet de alta performance (banda larga) de forma gratuita. A indicação foi defendida de forma competente por Cleber, que conseguiu convencer a maioria de seus pares da importância da implantação do projeto em nossa cidade, sendo que apenas os vereadores Mino Nicolai e Sonia Recchia foram contrários à indicação.


Cleber informou que frequentemente vem se reunindo com o coordenador da Faculdade de Engenharia e Ciências da Computação da Unicamp, Dr. Leonardo Mendes, responsável pela implantação do projeto em várias cidades do Estado de São Paulo, entre elas a cidade de Pedreira, que já disponibiliza o serviço à população, fornecendo dados como a topografia e o mapa digitalizado da cidade. Segundo o vereador, a Unicamp está de portas abertas para Itapira, aguardando apenas o contato do Prefeito Toninho Belini para que seja realizado o convênio preliminar para a implantação do projeto, sendo que o Dr. Leonardo Mendes já realizou uma estimativa do custo para a implantação do projeto. “Tenho certeza que o prefeito Toninho Belini terá sensibilidade para entender que o projeto é necessário para a cidade e de forma bastante competente tomará todas as providências para a sua implantação o mais rápido possível”, destacou o vereador.

Fator importante levantado por Cleber Borges, foi em relação aos investimentos necessários à implantação do projeto que é híbrido, ou seja, composto de fibra ótica e radiodifusão. De acordo com o vereador, houve uma redução significativa do investimento necessário, em virtude do aprimoramento e do desenvolvimento das novas tecnologias que serão empregadas. Com relação à verba necessária, o vereador informou que já se encontra bastante adiantada a negociação com setores do governo estadual para a implantação do projeto.

Para Cleber a implantação da Infovia Municipal não se restringe apenas ao acesso gratuito à Internet e conseqüentemente, a inclusão digital: “Com a rede implantada, haverá uma significativa redução de custos para o município, pois ele poderá desenvolver uma série de alternativas de comunicação de baixo custo, nas áreas da Educação, Saúde, Segurança Pública, Cultura, entre outras, bastando apenas utilizá-la corretamente”.

Finalizando, o vereador informou que está organizando um evento no auditório do Iesi (Instituto de Ensino Superior de Itapira), em data a ser confirmada, para apresentar a diversos setores da sociedade itapirense informações sobre a Infovia Municipal e seus recursos, contando com a presença já confirmada do pesquisador da Unicamp e coordenador do projeto Dr. Leonardo Mendes.

Fonte: http://cleberborgesitapira.blogspot.com



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: