O acesso à internet através da rede de energia elétrica será liberado no país



O acesso à internet através da rede de energia elétrica será finalmente liberado no país. A regulamentação deve ser aprovada na reunião de hoje da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Conhecida pela sigla PLC (Power Line Communication), a tecnologia já é empregada em outros países há quase dez anos. Ela aproveita a rede das distribuidoras de energia e as instalações elétricas no interior das residências para levar o sinal de banda larga, eliminando a necessidade de cabeamento e oferecendo alternativa interessante até ao acesso sem fio Wi-Fi.


A chegada dos serviços PLC ao Brasil vai viabilizar o acesso à internet em locais que hoje não são atingidos por operadoras de TV a cabo ou serviços de internet através da rede de telefonia fixa. Como deve aumentar a competição entre os provedores de banda larga, outra conseqüência de sua regulamentação deve ser a redução dos preços desses serviços.

Segundo o diretor-geral da Aneel, Nelson Hubner, os novos serviços devem ser oferecidos aos consumidores ainda este ano. Mas, para isso, as distribuidoras de energia serão obrigadas a abrir subsidiárias para o provimento de acesso ou firmar acordos com empresas do setor de telecomunicações. “Vamos ter a deliberação de como as distribuidoras poderão oferecer e vender o novo serviço”, explicou Hubner.

Fonte: http://blogs.band.com.br/anderaos/



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: