Dicas de como configurar redes sem fio



Roteador WirelessVocê já deve ter usado, ou ouvido falar, em redes wireless também chamadas de redes sem fio.Clicando aqui é possível acessar o artigo “O que são redes Wi-Fi?“ e ficar ligado nesta nova tendência.

Em resumo
Você pode utilizar redes sem fio em casa ou no trabalho. Para isso precisará de um roteador especial, que capta toda a banda do seu modem e converte os dados para uma determinada freqüência, que pode ser distribuída entre várias máquinas.

Instalando o Roteador Wireless
Normalmente os roteadores wireless possuem uma entrada de rede (Porta Wan) e quatro saídas (Portas LAN). Na porta de entrada deve ser conectado o cabo de rede que sai do modem ADSL, e nas portas de saída os cabos dos computadores que não irão receber o sinal da Internet por meio do sinal wireless.
As antenas presentes nos aparelhos são responsáveis por enviar a Internet até os computadores que possuem receptores. Quando você liga o roteador, normalmente sua rede sem fio já está funcionando, mas está desprotegida, aberta para todos que quiserem usá-la.
Posicionamento dos aparelhos
O local no qual os aparelhos serão colocados interfere diretamente na qualidade do sinal que chega até os computadores. É preferível colocar os equipamentos em locais altos, em um ponto mais central, longe de locais que possam criar interferência no sinal.
Em locais com paredes muito grossas poderá ser necessário o uso de um repetido de sinal que, como o próprio nome sugere, recebe o sinal original e o repete com maior intensidades, garantindo que ele chegue em locais mais distantes da fonte original.

Posicione seu roteador em locais centrais.
Hora de configurar
Agora é hora de configurar a rede sem fio através do programa do roteador. Para fazer isso, você abra o seu navegador de Internet favorito e digite o endereço IP do roteador. Normalmente o endereço é 192.168.1.1 ou192.168.0.1, caso você digite qualquer um dos dois IPs e nada acontecer, consulte o manual de utilização do aparelho para saber qual o endereço correto.
Por padrão, o login e a senha solicitados é “admin” (sem as aspas), mas para ter certeza consulte o manual ou entre em contato com a central de atendimento do produto. Antes de continuar com as configurações é preciso ter certeza que sua placa de rede está configurada com IP dinâmico.
Acessando o “Painel de Controle” escolha a opção “Conexões de rede”. Na tela seguinte, clique com o botão direito do mouse sobre a conexão sem fio e clique em “Propriedades”. Na pequena lista de opções que surgir, selecione “Protocolo TCP/IP” e clique em “Propriedades”. Na tela de configurações, tenha certeza que as opções “Obter endereço IP automaticamente” e “Obter endereço dos servidores DNS automaticamente” estão selecionadas.
Configure seu IP para dinâmico.

A melhor forma de descobrir como alterar as configurações da forma correta é procurando no site Google pela marca e modelo do seu roteador. Com certeza diversos fóruns, blogs e sites que possuem dicas valiosas sobre o assunto aparecerão na busca.

PROTEÇÃO

Existem várias formas de proteger sua rede sem fio, desde sites que podem ser acessados até computadores que podem utilizar a rede. Duas configurações básicas serão abordadas: Chave de Rede e MAC Address.
Chave de Rede
Uma chave de rede nada mais é do que uma senha que o usuário deve digitar para poder acessar a rede sem fio. Existem dois tipos de chave de rede: WAP e WEP. A mais indicada é a WAP, pois existem atualmente programas que quebram chaves WEP em menos de dois minutos. Atualmente já existe também chaves WAP2.
MAC Address
MAC Address é um código através do qual as placas de rede são identificadas. É como se fosse a impressão digital, pois não existe no mundo duas placas com o mesmo código. Como o MAC Address é único, é possível utilizá-lo a fim de garantir a segurança em sua rede, autorizando apenas determinados códigos para ter acesso à rede.
Os MAC Address são compostos por doze números, agrupados em seis duplas. As três primeiras duplas identificam o fabricante da placa, enquanto que as outras três representam o número de série da sua placa.
00005E000103
Concluindo
Cada roteador, computador e placa possuem uma forma distinta de configuração. Por isso é complicado criar um guia passo-a-passo “genérico”. Mas, como supracitado, realizando uma pesquisa em qualquer portal de busca com a marca e modelo do seu roteador você encontra inúmeros sites e fóruns bem conceituados que ensinam nos mínimos detalhes as configurações.


Fonte :Baixaki



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: