1, 7 milhão de pessoas vão ter Internet gratuita no Rio




Moradores de Meriti, Caxias, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis deverão instalar equipamento adequado para ter acesso

A Internet sem fio e de graça chega para 1,7 milhão de moradores da Baixada Fluminense no dia 2 dezembro. O projeto Baixada Digital, da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, está em fase de ajustes finais e possibilitará o acesso em banda larga para moradores de Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São de Meriti, Belford Roxo, Nilópolis e Mesquita.


O sinal chegará para todo o município de São João de Meriti, para 60% da população de Duque de Caxias e de Belford Roxo, e para 20% de Mesquita, Nova Iguaçu e Nilópolis. Para captar o sinal, os moradores precisam instalar nas suas casas uma antena do tipo 24dBi, com mastro e suporte de montagem, um fixador para mastro, além de um adaptador USB com saída para antena externa e um cabo de conectores específico para USB.

Segundo a Secretaria de Ciência e Tecnologia, os equipamentos podem ser encontrados em lojas de informática e o preço médio total é de R$ 150.

Para disponibilizar o serviço, a secretaria instalou torres de transmissão em diversos locais da Baixada. Quem mora a uma distância de até 60 metros de torre transmissora e usa notebook (computador portátil) não terá necessidade comprar os equipamentos.

O secretário estadual de Ciência e Tecnologia. Alexandre Cardoso, explica que a estimativa na primeira fase do projeto é que 90% da área coberta recebam o sinal gratuito de Internet. Em outras áreas, considerados locais de sombra, os sinais de transmissão serão mais difíceis de serem captados, a exemplo do que ocorre com os sinais de televisão e de telefonia celular.

Para tirar dúvidas dos moradores, a Secretaria está colocando técnicos nas ruas para explicar o passo a passo da instalação do equipamento para a população. O atendimento começou na quinta-feira passada, quando a equipe percorreu numa van da Secretaria as áreas onde o sinal poderá ser captado.

Entre hoje e terça-feira, o grupo estará em Duque de Caxias. Hoje, os técnicos estarão na Praça Governador Roberto Silveira, entre 8h e meio-dia. Amanhã será a vez da Praça Olavo Bilac, no Centro. Na terça-feira, os técnicos estarão na sede da Associação de Moradores da Vila Operária, das 9h às 17h.

Através do site www.baixadadigitalrj.com.br, o morador poderá ter acesso a todas as informações sobre o projeto e a localização das torres de transmissão do sinal. No dia 30, a Secretaria também colocará o telefone 2332-4085 para que os moradores tirem as dúvidas. “O projeto Baixada Digital é a revolução do conhecimento. Só para termos uma idéia de sua importância, no Japão, por exemplo, 83% das casas dispõem de internet; na Coréia do Sul, 94%. Com esse projeto, na Baixada Fluminense 90% das residências poderão dispor de Internet”, diz Alexandre Cardoso.

De acordo com o secretário, a segunda fase do projeto Baixada Digital deverá entrar em execução em abril de 2010, quando 100% da Baixada será coberta. O programa faz parte do Rio Estado Digital, que já beneficiou a orla de Copacabana e Leme, o Morro Dona Marta, em Botafogo, e a Cidade de Deus, em Jacarepaguá. O objetivo é cobrir 70% do estado em 2010.

Equipe técnica está nas ruas da região para dar orientação

Como o morador sabe se há sinal na sua casa?

Ele deve conseguir enxergar de casa uma das antenas instaladas pelo programa Baixada Digital. Caso tenha algum obstáculo no caminho, como um prédio, por exemplo, não será possível fazer o acesso. Para saber a localização dos aparelhos, basta acessar o site www.baixadadigitalrj.com.br, e clicar em ‘Acesso nas Casas’. No local há o endereço de todas as antenas na Baixada Fluminense.

Como fazer a instalação?
Depois de fazer a conexão dos equipamentos, a instalação da antena externa deve ser feita como se fosse para instalar uma televisão. Para regulá-la, uma pessoa mexe na antena do lado de fora do imóvel e outra verifica no computador se o sinal está satisfatório.

E quem tem notebook?
Só quem mora a 60 metros de uma antena de transmissão e usa notebook está livre de comprar a antena. É possível captar o sinal na Praça do Pacificador, na Avenida Brigadeiro Lima e Silva e no Calçadão, em Caxias, e na Praça da Matriz e em frente à prefeitura, em São João de Meriti.

Qual será a velocidade da rede?
Será de 400 Mbps, o que não significa que a Internet será acessada nesta velocidade, já que vai depender do número de pessoas conectadas a cada antena simultaneamente.

Como tirar dúvidas?
Até o dia 2 de dezembro, técnicos da Faetec estarão percorrendo a Baixada Fluminense para esclarecimentos dos moradores. No site www.cienciaetecnologia.rj.gov.br, há um cronograma da visita da equipe técnica. A partir do dia 30 de novembro, a secretaria colocará o telefone 2332-4085 para esclarecimentos. Depois do dia 2 de dezembro, a Faetec vai instalar três quiosques em Duque de Caxias, São João de Meriti e Belford Roxo. A localização dos quiosques ainda vai ser definida.

[Fonte]



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: