No dia 2 de dezembro será ativado o Rio Digital




A Secretaria estadual de Ciência e Tecnologia está tirando as dúvidas dos moradores da Baixada Fluminense sobre a instalação dos equipamentos para a captação do sinal gratuito de internet sem fio nos seis municípios que recebem a primeira fase do programa Rio Estado Digital.

A inauguração do programa na Baixada será no próximo dia 2 de dezembro, com as presenças do governador Sérgio Cabral e do secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso. Mas, até lá, diversas ações serão feitas para explicar aos moradores como captar o sinal.


Para captar o sinal, as pessoas precisam instalar uma antena nas suas casas, da mesma maneira que se faz para captar o sinal da televisão. Só quem mora a até 60 metros de uma antena de transmissão e usa notebook está livre de comprar a antena, já que o notebook consegue captar o sinal. Fora isso, será necessário comprar equipamentos.

A antena para captar o sinal deve ser do tipo 24dBi, com mastro e suporte de montagem. Também é necessário comprar um fixador para o mastro da antena, um adaptador USB com saída para antena externa e um cabo com conectores específicos para USB e para antena externa. O custo total desses equipamentos é de até R$ 150.

Uma equipe de técnicos da Faetec está percorrendo as ruas das cidades da Baixada Fluminense para mostrar o passo a passo de como instalar a antena e ligar o computador à rede gratuita de internet. Nesta terça-feira, os técnicos estarão na Praça da Associação de Moradores da Vila Operária, em Duque de Caxias, das 9h às 17h.

Além disso, foi montado um site (www.baixadadigitalrj.com.br) com todas as informações sobre o programa e a localização das torres de transmissão do sinal de internet. E a partir do dia 30 de novembro, a Secretaria de Ciência e Tecnologia disponibilizará um serviço de telefone (2332-4085) para que os moradores esclareçam suas dúvidas.

A primeira fase do projeto Rio Estado Digital na Baixada Fluminense vai beneficiar cerca de 1,7 milhão de pessoas. O sinal vai chegar a todo o município de São João de Meriti, a 60% da população de Caxias e Belford Roxo e a 20% das cidades de Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis.

A velocidade do sinal emitido por cada antena é de 400 Mbps, o que não significa que os moradores acessarão a internet nesta velocidade, já que vai depender do número de pessoas conectadas a cada antena retransmissora.

"Neste primeiro momento, cerca de 10% da área de cobertura do programa pode não receber o sinal gratuito de internet por causa das chamadas áreas de sombra, da mesma maneira que ocorre com as transmissões de televisão e a telefonia celular. Essas distorções serão corrigidas com a instalação de novas antenas nos municípios", ressalta o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Alexandre Cardoso.

A segunda fase do Rio Estado Digital na Baixada Fluminense vai começar no início do ano que vem e beneficiará mais 1,3 milhão de moradores, alcançando toda a extensão da Baixada. A previsão é que o sinal gratuito de internet esteja liberado, nesta segunda fase, até o fim de abril de 2010.

Passo a passo da instalação:

- Acesse o site www.baixadadigitalrj.com.br e procure pela torre mais próxima de sua casa.

- Só compre a antena se do alto de sua casa você conseguir enxergar uma das torres do programa Rio Estado Digital.

- Para obter o sinal é necessário: uma antena 24 dBi, com mastro e suporte de montagem com graduação de ângulo; fixador para mastro; adaptador USB com saída para antena externa; cabo de conexão com conectores específicos para o adaptador USB e para a antena.

- A instalação da antena externa é semelhante à de uma TV. Para regulá-la, uma pessoa mexe na antena do lado de fora de casa e outra verifica no computador se o nível de sinal está satisfatório.

[Fonte]



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: