Lan house ganha do telecentro em preferencia no acesso à internet



Os brasileiros não precisaram de computador em casa ou no trabalho para conectar-se à internet. Os pequenos estabelecimentos onde o uso do computador é pago, são a principal ferramenta de acesso.

Mais internautas a cada dia. De 2005 para 2008, o número de pessoas que acessaram a internet no Brasil aumentou 75,3%. A região que mais usa é a Sudeste (40,3%) e o Nordeste aparece por último (25,1%), segundo o IBGE.

Estimulando a redução do preço dos computadores e criando locais de acesso gratuito à rede, o poder público tem contribuído para a inclusão digital. Mas são lugares como lan houses, com apenas sete terminais, que estão levando a internet para o maior número de pessoas e o preço é convidativo: um real por hora.

Uma constatação da pesquisa surpreendeu. A lan house já ocupa o segundo lugar na preferência dos internautas brasileiros (35,2%). Os acessos são mais frequentes que no ambiente de trabalho (31%), só perdem para os computadores de casa (57,1%). E mais, no Norte (56,3%) e no Nordeste (52,9%) a lan house é imbatível.

“Quanto menor o rendimento maior o número de pessoas que estão acessando desses centros gratuitos ou pagos. Então que é isso? Uma forma que a população de baixa renda consegue se inserir na rede, foi esse o canal, o jeito brasileiro de se inserir na rede”, diz Cimar Azeredo, gerente do IBGE.

Os jovens, entre 15 e 17 anos, são os mais conectados. Mais de 60% deles usaram a rede em 2008. As razões estão na ponta da língua:

“Eu uso mais pra jogar”, diz um jovem.
“Às vezes fazer trabalho da escola, pesquisar”, comenta outro.

Mas o que eles gostam mesmo é de encontrar amigos na tela, entre muitos amigos ao vivo e o melhor lugar para isso é a lan house.

“É chato ficar em casa, dá desanimo, e também tem o irmão que quer usar, o pai que quer usar, aqui eu sento no computador e saio a hora que eu quero”, diz um garoto.

“Você pelo menos vê as pessoas conversando, todo mundo animado, aí já anima bem”, comenta Wellington Soares, publicitário.

Apesar de tantos novos internautas, quando a pesquisa foi feita 104 milhões de brasileiros ainda não tinham acesso à internet. Gente que está deixando de ter uma legião de amigos.

“No Orkut tenho 600 amigos, no MSN 150”, diz Lohan Henrique de Souza, estudante.

A pesquisa também revelou que mais da metade da população já possui um celular. Entre 2005 e 2008, o número de brasileiros que tem um celular saltou de 36 para quase 54% da população. O que equivale a mais de 86 milhões de pessoas.


[Fonte]



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: