Programa Município Digital tem mais duas cidades




Mais duas cidades integram o programa Município Digital. Projeto leva internet sem fio para população e amplia oferta de serviços disponíveis na rede

O secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo, assinou nesta semana, convênios com os municípios de Parapuã e Iacanga para a implantação do projeto Município Digital.

Pelo convênio, a secretaria dará apoio técnico e fará a transferência de recursos financeiros vindos do Estado para a instalação da infraestrutura de tecnologia de informação e comunicação. Caberá às prefeituras investir os recursos repassados pelo Governo do Estado na aquisição de links, contratação de pessoal, compra e manutenção de equipamento. O objetivo é criar acesso sem fio gratuito aos moradores das cidades e também ampliar a oferta de serviços municipais disponíveis na internet.

Com a implantação do projeto, as prefeituras se tornarão provedoras de internet sem fio nas cidades. O serviço poderá ser oferecido em centros comunitários, escolas e bibliotecas, proporcionando a inclusão digital de quem não tem computador em casa, ou ainda de quem tem, mas sem acesso à banda larga.

E-gov

O projeto prevê ainda a ampliação dos serviços oferecidos nos portais dos municípios (http://www.parapua.sp.gov.br) e (http://www.iacanga.sp.gov.br), para que os cidadãos possam utilizá-los de maneira interativa, não somente cumprindo com suas obrigações como também acompanhando a prestação de contas dos gestores públicos. O morador da cidade ganhará um canal para ampliar a comunicação com os municípios e o Estado e vice-versa.

A Unidade de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Gestão Pública Secretaria de Gestão e a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo(Prodesp) darão o respaldo técnico para que Parapuã e Iacanga possam criar as ferramentas necessárias para fazer do site municipal um instrumento para a melhor gestão dos serviços públicos.

Repasse de recursos e apoio

Cabe à Secretaria de Gestão Pública repassar R$ 65 mil destinados pelo governo do Estado ao projeto Município Digital em Parapuã e R$ 100 mil para o município de Iacanga, mas as cidades podem investir mais. A secretaria acompanhará a implantação do projeto, coordenará as atividades e reuniões de trabalho, além de conferir os progressos e gastos periodicamente, para cobrar resultados e prazos.

Os técnicos da pasta também darão apoio, quando necessário, para todas as etapas do projeto, como o estudo da topografia da região para se calcular onde as antenas para os links com a internet serão instaladas, a licitação para a aquisição dos equipamentos e a montagem das torres.

Convênios semelhantes estão sendo assinados entre a Secretaria de Gestão Pública e as cidades de Tapiratiba e São João da Boa Vista. O objetivo é promover a inclusão social, democratizar o acesso à informação e melhorar a gestão dos serviços públicos de acesso do cidadão à rede mundial de computadores. Com o acesso gratuito à internet banda larga, os moradores poderão ter contato com novas oportunidades por meio de redes sociais, culturais, econômicas e tecnológicas. A ampliação da internet também deve levar ao desenvolvimento econômico das cidades, com novos negócios e a capacitação on line da mão de obra local.

Da Secretaria de Gestão Pública
[Fonte]



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: