Dicionario da Redes sem fio



Redes sem fio Glossário

802.11 – Variante Wi-Fi que opera na freqüência de 5 GHz e atinge velocidade de 54 Mbps (megabits por segundo). É incompatível com as redes 802.11b.

802.11b – Padrão original de redes sem fio definido pelo IEEE. É o mais lento de todos, com transmissão de 11 megabits por segundo. Adaptadores compatíveis com 802.11b dão acesso a hotspots públicos.

802.11g – Padrão Wi-Fi com velocidade similar ao 802.11a (54 Mbps). É compatível com redes 802.11b.

802.11i – Atualização de segurança do padrão 802.11. Conta com o novo protocolo AES (Advanced Encryption System), que oferece maior proteção que o WPA.

802.11n – Grupo do comitê IEEE 802.11 que trabalha na definição de um padrão com taxa de transferência em redes sem fio de pelo menos 100 Mbps, mas com o objetivo de atingir até 540 Mpbs. O plano do grupo é ratificar o padrão em 2007.

802.16 – Ver WiMax

AirPort – Denominação usada pela Apple para Wi-Fi, com padrão 802.11b ou 802.11g (Airport Extreme).

Bluetooth – Tecnologia de transmissão sem fios de curto alcance a 2,4 GHz e velocidade de 1 Mpbs. É usada em redes locais para conectar, por exemplo, celulares, teclados e mouses ao computador.

Hotspot – Local onde adaptadores Wi-Fi se comunicam com um ponto de acesso e têm conexão com a internet.

IEEE 802.11 – Especificações desenvolvidas pelo comitê 802.11 do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) que estabelece padrões para redes Ethernet sem fio. Essas especificações definem a interface entre clientes wireless e estações-base ou pontos de acesso que estão fisicamente conectados a redes cabeadas.

MIMO – Acronônimo de multiple-in, multiple-out, tecnologia de multiplexação que amplia o alcance e a velocidade de redes sem fios, podendo atingir 108 megabits por segundo.

Ponto de acesso – Receptor Wi-Fi que se comunica com adaptadores Wi-Fi e dá acesso à internet. Em casa, é preciso ligar a conexão em alta velocidade ao ponto de acesso para usar uma rede sem fio. Access point, em inglês.

Rede doméstica – Configuração de dois ou mais aparelhos que transferem e compartilham informações e dados entre si, em diversos protocolos de rede, como Ethernet, Bluetooth e Wi-Fi.

Rede multimídia – Rede com pelo menos um computador e equipamentos eletrônicos conectados, compartilhando acesso entre eles, com um roteador dividindo o acesso entre os aparelhos.

SSID – Acrônimo de Service Set Identifier. Identifica os pontos de acesso em uma rede Wi-Fi e diferencia uma rede wireless de outra.

UWB – Ultra Wide Band, tecnologia para transmissão de dados sem fios com velocidades entre 40 Mbps e 60 Mbps, indicada para conectividade de equipamentos em casas e transmissão de vídeo digital em ambientes fechados.

Voice over Wi-Fi – Serviço de VoIP sobre redes sem fio.

VoIP – Voz sobre IP, tecnologia de transmissão de chamadas telefônicas pela internet, usando redes baseadas em pacote em vez da rede de telefonia comutada.

WEP (Wired Equivalent Privacy) - É um padrão desenvolvido pelo IEEE, cujo objetivo é proporcionar um esquema de proteção para redes sem fio que cumpram o padrão 802.11. O padrão WEP não suporta uma autenticação e uma criptografia seguras, seu único objetivo é proteger os dados de escutas passivas. O algoritmo WEP se baseia em uma chave secreta compartilhada entre o ponto de acesso e os clientes. O WEP utiliza esta chave para codificar toda a informação que circula pela rede.O WEP utiliza como algoritmo de criptografia o RC4, que foi desenvolvido pela RSA. A chave secreta compartilhada pode ser de 64, 128 ou 256 bits.

WPA - Personal (Acesso Protegido Wi-Fi–Pessoal)
Trata-se de um método de segurança sem fio que fornece proteção forte dos dados e evita o acesso não autorizado às redes de tamanho pequeno. Utiliza criptografia TKIP e impede os acessos não autorizados à rede mediante o uso de uma chave pré-compartilhada (PSK).

WPA – Enterprise (Acesso Protegido Wi-Fi–Empresarial)
Trata-se de um método de segurança sem fio que oferece forte proteção dos dados para vários usuários e para redes administradas de grande tamanho. Utiliza o sistema de autenticação 802.1X com criptografia TKIP e impede os acessos não autorizados à rede verificando os usuários mediante um servidor de autenticação.

WPA2 – Pessoal e WPA2 – Enterprise
Melhorando esta série de padrões de segurança apareceram recentemente os padrões WPA2-Pessoal e WPA2-Enterprise, que aperfeiçoam as medidas de segurança correspondentes à proteção dos dados e aos acessos e autenticação dos usuários dos dois padrões anteriores. Utiliza o algoritmo de criptografia denominado AES (Advanced Encription Standard, ou Padrão Avançado de Criptografia).

Wi-Fi – Abreviação para “wireless fidelity”, que denota qualquer tipo de rede sem fios que utilize tecnologia 802.11.

Wi-Fi Certified – Certificação que se refere a produtos WLAN baseados no padrão IEEE 802.11 que passaram por testes de interoperabilidade.

WiMax – A sigla significa Worldwide Interoperability for Microwave Access. O WiMAX está conectado ao conceito de WMANs (Wireless Metropolitan Area Networks). Ou seja, para criar uma rede de área metropolitana é preciso ter um alcance de cobertura de algumas dezenas de Km2.
Com essa idéia em mente, o WIMAX é capaz comportar milhares de usuários por setor e de cobrir áreas de até 50 quilômetros. A tecnologia usa o padrão 802.16 também conhecido como Air Interface for Fixed Broadband Wireless Access Systems. O padrão possibilita taxas de transferência de até 75Mbp. O WiMax é indicado para ambientes urbanos. Isso traz algumas dificuldades para uma rede sem fio. Por exemplo, o sinal refletido em edifícios deve ser o suficiente para que o receptor recupere o sinal transmitido. Mesmo assim, os custos de infra-estrutura e implantação do WiMax são menores do que os da tecnologia celular. Até o momento, existem três variações principais do padrão: a 802.16a (fixed wireless access), 802.11d (fixed wireless access) e o 802.16e (mobile wireless access). Os padrões estão sendo desenvolvidos por empresas participantes do WiMAX Forum, que tem como principais membros a Intel, Alcatel, AT&T Nokia, Fujitsu, France Telecom, Motorola, Siemens, entre outros.

Wireless USB – Padrão de conexão sem fios que promete substituir o uso de cabos USB na ligação entre computadores e periféricos. Tem taxa de transferência de 480 megabits por segundo e alcance de até três metros.

WLAN – Wireless Local Area Network, um tipo de rede local em que as informações trafegam por ondas de rádio de alta freqüência em vez de cabos ou fios.

WMAN – Wireless Metropolitan Area Network, rede de dados sem fio comparável a uma rede de telefonia celular na qual usuários de uma área metropolitana podem acessar livremente a internet. Ver WiMax.

Zigbee – Padrão para transmissão de dados sem fio para a automação de tarefas domésticas. Utiliza equipamentos de baixo consumo de energia na troca de dados.




[Fonte]



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: