Rondônia já tem sua primeira cidade digital é Alto Alegre dos Parecis



Alto Alegre dos Parecis é a primeira cidade do estado de Rondônia a ter o programa cidade digital que é o de doar o sinal de internet sem fio gratuito para a população. Por ser um município pequeno, novo e com pouco recurso, vem progredindo muito com a administração do Prefeito Pe. Ton que tem investido muito em tecnologia.

No ano de 2007, o município foi contemplado com um laboratório de informática dentro da escola municipal Educandário Paulo Freire com 10 computadores para os alunos da escola fazerem pesquisas. No final do ano de 2008 o município recebeu do Ministério das Comunicações o convênio do tele centro comunitário com 11 computadores para a população ter acesso à internet grátis.

No inicio de 2009 o projeto cidade digital foi idealizado pelo Prefeito Pe. Ton implantado no setor urbano, atendendo a população e interligando as secretarias com a Prefeitura Municipal.

Hoje temos 109 munícipes usando o sinal de internet grátis, temos duas Escolas Municipais e cinco secretarias municipais que são; Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal dos Esportes, Cultura e Turismo, Secretaria Municipal de Ação Comunitária e Social, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, além das secretarias que ficam no prédio da Prefeitura, que são: Secretaria de Finanças, Secretaria de Obras, Secretaria de Planejamento, Secretaria de Administração, Controle Interno, Comissão Permanente de Licitação, Departamento de Recursos Humanos, Gabinete e outros setores internos. Também a garagem da Secretaria de Obras é atendida pela mesma internet

A tecnologia usada hoje pelo município de Alto Alegre dos Parecis é win-fi em freqüência 2,4GHz, rede sem fio, possibilitando que o morador de Alto Alegre dos Parecis tenha acesso da casa dele com um computador e um kit de internet sem fio com um custo aproximadamente de R$ 300,00 (trezentos reais), ou com note book em toda a cidade. Para disponibilizar este serviço a Prefeitura tinha um Link dedicado de 1,5 mega e meio e acaba de adquirir outro link dedicado de 1,5 mega e meio, o que vai proporcionar a população mais velocidade de navegação com uma velocidade de 3 mega. Também foi investido em computadores novos em todos os setores públicos e no CPD(Centro de Processamento de Dados), foi adquirido um servidor dedicado para controle de banda e cachê para armazenar informações de sites visitado onde fica mais rápida a navegação de um site já aberto por um usuário do Cidade Digital.

Foi criado um sistema de bloqueio para inibir o acesso a sites pornográficos e sites de vídeos e rádios para ficar mais rápida a navegação. Esta política da ao cidadão mais segurança na navegação e no uso do computador residencial onde os filhos podem acessar a internet à vontade.

Neste ano de 2010 o objetivo é interligar as escolas rurais no sistema e melhorar o sinal em regiões mais baixas dentro da cidade onde a freqüência de sinal é mais baixa. Interligar na mesma rede os postinhos municipais de saúde e o Hospital Municipal de Pequeno Porte. Fazer a ligação do sinal Cidade Digital no Distrito Flor da Serra e distribuir o sinal para Associações e Igrejas.

Prefeitura Municipal de Alto Alegre dos Parecis – Rondônia.

“A grande obra e cuidar da Cidade”

[Fonte]



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: