Biblioteca Estadual do Piauí terá intenet wireless grátis



A biblioteca acaba de incorporar aos seus serviços a liberação de acesso à internet

Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura, está investindo recursos da ordem de R$ 259 mil na execução de recuperação completa do prédio da Biblioteca Estadual Cromwell de Carvalho, localizada na Praça Demóstenes Avelino (Praça do Fripisa), no Centro de Teresina. Segundo o coordenador, Gleydson Rodrigues, a biblioteca acaba de incorporar aos seus serviços a liberação de acesso gratuito à internet a todos os consulentes que frequentam o principal centro de pesquisa e estudo do Piauí.

A Biblioteca Estadual recebe a média de 1.500 consulentes e pesquisadores por mês e com as novas tecnologias esse número vai crescer ainda mais. Segundo o coordenador, tudo está sendo feito para deixar o prédio em condições de atender bem e oferecer alternativas de consulta aos estudantes piauienses.

Para disponibilizar o sistema de acesso à internet wireless (sem fio) a coordenação da Biblioteca formalizou parcerias com órgãos do Estado, entre os quais a Agência de Tecnologia da Informação (ATI), para proporcionar um serviço exclusivo entre todos os demais centros de consulta. Pelo sistema, o estudante ou consulente da biblioteca estadual poderá acessar livremente e sem nenhuma restrição ao sistema internacional da internet.

É a segunda obra que o Governo do Estado executa no prédio da Biblioteca Estadual Cromwell de Carvalho. Utilizando recursos do tesouro a Seinfra vai mudar completamente o sistema elétrico das instalações, para acabar com as quedas sucessivas de tensão e que prejudicavam os trabalhos da coordenação e dos frequentadores. A obra faz intervenção direta na área coberta com reforma do telhado, aplicação de manta asfáltica, pintura, restauração do forro e recuperação dos jardins.

Trata-se de uma reforma para colocar a Cromwell de Carvalho à altura das melhores bibliotecas da região e em condições de atender aos pesquisadores e estudantes interessados em conhecer um rico acervo que, graças a um convênio com a Biblioteca Nacional recebe 2 mil volumes a cada mês para aumentar ainda a disponibilidade de obras em todas as áreas do conhecimento humano.

Contudo, o coordenador Gleydson Rodrigues informa que o sistema de acesso à internet pelo sistema wireless, permitindo ao frequentador pesquisar sem restrição o que está disponível na rede internacional de computadores, é a maior conquista de todos. O sistema leva a internet até mesmo aos frequentadores da praça. Não há restrição quanto ao uso da tecnologia, isso depende muito da educação do pesquisador e de sua responsabilidade social.

Fonte: 45Graus



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: