E-mail pelos parques de Ribeirão



Acesso na praça Ribeirão Preto deve ganhar até o fim do ano pontos públicos com acesso a internet banda larga.

Ribeirão Preto deve ganhar, até o final do ano, pontos públicos com acesso a internet banda larga sem fio, segundo o diretor de tecnologia e informação da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto (Coderp), Mauro Rosa Peixoto. A estimativa é que o investimento com este projeto seja de R$400 mil.


Segundo Peixoto, a Prefeitura tem um projeto em andamento para colocar internet sem fio em parques e praças da cidade. “Este projeto já está caminhando. O primeiro passo, que já está sendo feito, é instalar fibra ótica nas extremidades da cidade. Depois levar internet sem fio a áreas públicas e pontos que não chega o acesso. Assim pontos públicos como o parque Curupira e Raya, escolas, postos de saúde, tudo ficará interligado”, disse.

Peixoto afirmou que a previsão é que até o final do ano o projeto seja praticamente concluído. “Este investimento será facilmente pago com a economia na comunicação. E acredito que esta semana já haja novidades sobre o projeto”

Com o projeto implantado, Ribeirão poderá se comparar a cidades como o Rio de Janeiro — lá tem internet banda larga gratuita na orla da praia e em algumas favelas —, Sorocaba, Morro Agudo e São Paulo.

PONTOS WI-FI. Atualmente a cidade possui pelo menos dez bairros com estabelecimentos que disponibilizam a rede Wi-Fi. Há ao menos 18 pontos que já possuem hotspots disponíveis. Alguns são gratuitos e outros pagos.

Segundo Marcelo Toledo, diretor de tecnologia da Vex, empresa responsável pela infraestrutura de 13 pontos da cidade, é cada vez mais comum estabelecimentos disponibilizarem este tipo de acesso. De acordo com a Vex, em Ribeirão Preto todos estes pontos foram disponibilizados nos últimos dois anos.

Tânia Cristina, gerente financeiro do Taiwan Hotel, um dos pontos com Wi-Fi na cidade, afirmou que “a primeira coisa que as pessoas perguntam antes de se hospedar é se tem acesso à internet sem fio e se é gratuito.” No restaurante, Subway, a internet sem fio gratuita também agrada os clientes. “Diariamente, pelo menos cinco pessoas usam a rede”, disse Roberto Salvato, proprietário do local.

Wi-Fi é usada para reuniões

A internet sem fio não facilita a vida apenas de quem gosta de checar o e-mail ou bater papo nos intervalos livres. As reuniões de trabalho também são realizadas em locais que possuem este tipo de acesso. Segundo o consultor em gestão empresarial e finanças João Paulo Biagi, 34 anos, a facilidade de usar os hotspots da cidade já faz para do dia-a-dia dele, seja para acessar o e-mail ou mesmo para trabalhar. “Hoje é comum as pessoas procurarem cada vez mais informação, comunicação e por isso é importante sempre estar conectado. E a internet sem fio é uma facilidade que vem crescendo. Eu uso os hotspots para conectar meu e-mail e também para trabalhar, inclusive já fiz uma reunião de negócios em um destes locais”, contou.

Roberto Salvato, proprietário do Subway, disse que entre os clientes que usam o espaço para conectar a internet sempre há pessoas a trabalho. “Em função de várias empresas, escritórios, na região há várias pessoas que precisam ter essa facilidade do acesso sem fio”, afirmou. (LA)



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: