Cidades digitais



A primeira etapa do “Ranking Motorola de Cidades Digitais” mostrou que 70% das 150 prefeituras inscritas no estudo estão em processo de digitalização da administração pública, mas com diferentes realidades, segundo cada município. O levantamento, em fase inicial, foi concluído com a seleção das 25 cidades latino-americanas finalistas.

No Brasil, São Paulo e Salvador foram as cidades mais bem posicionadas. Na segunda e última etapa da pesquisa, será medido o nível de interação digital entre Estado, indivíduos e empresas de cada município.

A pesquisa, realizada pela consultoria argentina Convergencia Research em 15 países da América Latina, demonstrou que os aspectos mais desenvolvidos na região são a digitalização interna: as aplicações administrativas. Entre as repartições públicas, 83% estão interconectadas na mesma rede, e 50% das cidades utilizam mais de uma tecnologia de acesso para conexão.

Em Salvador, 90% das secretarias estão conectadas em uma mesma rede e dividem aplicações. A liderança a cidade pode ser observada por meio do portal na internet, que oferece interação entre o município e suas repartições públicas. Salvador também avança sobre a extensão do acesso realizado por meio de redes sem fio gratuitas.

Já São Paulo, conta com 99% das suas secretarias interconectadas em uma mesma rede, as quais dividem aplicações. A cidade usa intensivamente tecnologias como sistema de rastreamento, telemetria e transferência remota de dados. Seu website, assim como o de Salvador, é um verdadeiro portal de interatividade com o município, incluindo opção para realização de operações e acesso a diversos tipos de informações. Para aumentar o acesso, a cidade disponibiliza cerca de 300 telecentros municipais ou semi-municipais, além de espaços com acesso para pessoas com necessidades especiais.

América Latina

O estudo revelou que as cidades argentinas com maior pontuação não possuem um padrão digital uniforme e destacam-se pelos serviços online para informações, interação entre o município e o cidadão e transações diversas. Além disso, os níveis gerais daquele país em infraestrutura, uso de internet e digitalização das repartições públicas têm altos índices.

O Chile possui uma boa penetração de banda larga e, embora suas cidades tenham planos de redes sem fio, foram mais bem qualificadas pelo desenvolvimento do governo eletrônico, declarações, certificações e contratações on-line, portais unificados de compras e desenvolvimentos em tele-educação.

As cidades selecionadas da Colômbia possuem sites com informações completas, interação entre o cidadão e o município e menor participação em transações diversas. As políticas de extensão de infraestrutura e a tele-educação, como bibliotecas on-line, são outro aspecto importante nessas cidades.

No caso do México, entre as localidades com maior pontuação, estão os projetos completos que abrangem tanto o desenvolvimento de e-governo, atividades de transparência e telessegurança quanto a extensão da infraestrutura sem fio.

Já na Venezuela, o destaque é a área da segurança, que apresenta índices avançados. Além disso, os números mostram níveis intermediários nos processos de digitalização, assim como no caso dos municípios do Peru que participaram do ranking.

Para conhecer o Ranking Motorola de Cidades Digitais, clique aqui.

Fonte: B2B.



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: