Internet grátis aproxima comerciantes e consumidores



Portugal - A Câmara de Abrantes apresentou um projecto para instalar uma plataforma digital de banda larga, de acesso gratuito à Internet, para o centro histórico da cidade. O objectivo é “dinamizar a vida pública e estimular a actividade empresarial” no centro histórico, refere a autarquia em comunicado.

A Comissão Directiva do Programa Operacional da Região Centro aprovou a candidatura apresentada pela autarquia, que implica um investimento de cerca de 150 mil euros, para a criação, gestão e implementação de uma plataforma digital de banda larga com tecnologia wi-max, de acesso condicionado para os empresários aderentes.

Céu Albuquerque, vereadora e presidente do ‘Abrantes Fórum - Associação Centro Comercial Ar Livre’, disse que o projecto “pretende constituir-se como um factor suplementar de atracção para compras no centro histórico”. Segundo a autarca, a iniciativa “destina-se a um universo de cerca de 80 comerciantes, essencialmente ligados ao sector do comércio e serviços, com a introdução de um sistema que permitirá o acesso gratuito aos clientes e empresários aderentes, através da inclusão de um directório do respectivo estabelecimento no site do AbrantesForum”.

Através desse portal, “os comerciantes são incentivados a utilizar o correio electrónico” para “chegar ao consumidor, informando de novas campanhas promocionais, saldos, chegada de novas colecções”, entre outras propostas, criação de newsletter, entre outros”, acrescentou a responsável.

Segundo a responsável, a rede informática “funcionará como serviço de apoio aos empresários e ao público, pretendendo fidelizar um universo potencial de 50 mil clientes” do comércio instalado no centro histórico. “Através deste sistema de valorização de compras” será possível “o acesso temporário à Internet dentro do espaço do Centro Comercial Ar Livre”, explicou Céu Albuquerque.

Segundo acrescentou, “esta rede digital de banda larga pretende também captar as camadas mais jovens para o centro histórico, valorizando o seu consumo através da respectiva conversão em senhas de acesso à Internet em rede wireless. Quanto mais consumirem, nas lojas, restaurantes ou cafés, maiores serão os seus créditos”, acrescentou.

O projecto, “pretende ainda criar uma rede de articulação dos actores e empresários estabelecidos no centro urbano utilizando as novas tecnologias de informação, potenciando assim os negócios e revitalizando o centro histórico”, afirmou. O sistema, que “deverá entrar em funcionamento durante este Verão”, foi apresentado ao Programa Operacional Factores de Competitividade e será comparticipado em 65 por cento, sob o investimento elegível na ordem dos 150 mil euros.

Fonte: O MIRANTE.





Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: