Conheça o Wi-Fi e o WiMax



A internet sem fio está se tornando cada vez mais comum, propagando-se pelos escritórios e casas, graças às tecnologias existentes. A rede Wi-Fi você já deve ter ouvido falar já que essa tecnologia é mais comum, mas de uns tempos pra cá outra tecnologia começou a ganhar força, aparecendo nas páginas e nas telas de veículos especializados em tecnologia, a WiMax.


Só que com mais um termo existente no mercado referente à internet sem fio, já é o suficiente para fazer uma confusão na cabeça das pessoas. E você sabe a diferença entre Wi-Fi e WiMax?

A tecnologia Wi-Fi é utilizada na maioria das conexões sem fio a internet. Sendo que um roteador é o responsável pela emissão das ondas de rádio freqüência por onde trafegam os dados. O alcance de um roteador pode variar de 50 a 150 metros, com velocidade entre 54 e 300 megabits por segundo, isso claro, dependendo do modelo do aparelho e da configuração do wimax-wifiambiente. Pois se existe uma parede ou qualquer elemento que dificulte as passagens das ondas, a velocidade acaba variando, e mais, quanto mais longe do emissor estiver, mais lenta é a transmissão dos dados.

Já a tecnologia WiMax foi criada como uma solução para ambientes externos, cidades inteiras já estão sendo cobertas pela tecnologia. Cada antena WiMax cobre até 50 km de raio, mas claro que essa emissão também está sujeita a topografia do local, construções e outros emissores que podem interferir no sinal. A WiMax permite uma velocidade de até 70 megabits por segundo. Portanto não é correto dizer que as tecnologias são concorrentes, mas que na verdade elas são complementares.

Atualmente no Brasil já existem grandes áreas cobertas tanto pela tecnologia WiMax como pela Wi-Fi, mesmo sendo a Wi-Fi apropriada para ambientes pequenos. Um exemplo disso é a Orla de Copacabana no Rio de Janeiro, que tecnologia7está completamente coberta por internet Wi-Fi. A opção está funcionando, mas segundo especialistas a instalação acaba sendo mais cara do que se o governo Carioca tivesse optado pela WiMax.

O grande problema é que a maioria dos computadores vendidos no Brasil não conseguem ainda receber o sinal WiMax. Mas essa realidade deverá em breve mudar, já que várias empresas estão oferecendo o WiMax, mesmo que de forma restrita para clientes corporativos aqui no Brasil.

Outro grande passo nesse sentido virá dos notebooks equipados com centrino2. É que a partir do ano que vem, a plataforma disponibilizará as duas possibilidades de acessos, tanto Wi-Fi como WiMax. A partir de então se espera que a experiência com a internet nunca mais será a mesma.

E o futuro? Está logo aí!

Fonte: TopNews



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: