Hotspot , 3G, ISP e Wi-Fi



Mas por que este questionamento, segundo o título? É porque recentemente uma moça do telemarketing (ativa) da UOL, maior provedor de conteúdo e acesso banda larga (ISP) do país, me telefonou oferecendo o serviço Wi-Fi (não 3G), como assim?

Simples, eu pago uma continha mensal e terei direito de conectividade sem fio (wireless) em mais de 7 mil pontos públicos (Hotspot) sem a necessidade de um modem 3G.

Basta que meu equipamento notebook ou celular com Wifi detecte o sinal e posso ficar navegando à vontade na internet. Viu que beleza? Também por isso senti o desejo de compartilhar essa notícia, mostrando que não devemos confundir tecnologia 3G com conexão sem fios (Wi-Fi “Wireless”).

Sobre a tecnologia WIFI

Segundo a Wi-Fi Alliance, é a tecnologia de redes sem fios embarcadas (WLAN) baseadas no padrão IEEE 802.11 (Institute of Eletrical and Eletronics Engineers).

Reza a lenda que o termo em si foi escolhido por brincadeira baseando-se no termo “Hi-Fi” (High Fidelity), por isso vem em nossa mente que Wi-Fi é Wireless Fidelity, mas não é verdade, oficialmente devemos entender e de maneira resumida que:

Wi-Fi é a tecnologia de comunicação sem fios (Wireless), onde utilizando equipamentos com padrões 802.11a/b/g podemos trabalhar com velocidades entre 11 e 108 Mpbs e com alcance entre 33 a 50 metros trabalhando em baixas frequências, o sinal é capaz de utrapassar barreiras como vidros, portas e até paredes.

Hoje em dia já podemos contar com o novo padrão IEEE 802.11n que é capaz de receber e fornecer dados a uma velocidade bem maior (50 vezes) aos protocolos anteriores (802.11a/b/g), mas que na verdade fica devendo a promessa de velocidade até 540Mbps, pois a maioria dos equipamentos (roteadoers, placas ou cartão PCMCIA) estão preparados para fornecer velocidades de até 300Mbps somente, e mesmo assim ainda não são capazes de fornecer esta velocidade nominal.

Pelos testes realizados no respeitado laboratório da Info, podemos constatar que a velocidade chegou ao simples patamar de 58.1Mbps.

Mas não há motivos para pânico, o teste foi realizado em 2007 e já estamos chegando em 2010 então, logo, logo teremos sem dúvidas equipamentos capazes de cumprir a promessa, atingindo velocidades de pelo menos 300Mbps, um avanço muito significativo na transmissão de dados sem fios (Wireless).
Sobre a tecnologia 3G

É a terceira geração de padrões e tecnologias de telefonia móvel. É baseada na família de normas da União Internacional de Telecomunicações (UIT), no âmbito do Programa Internacional de Telecomunicações Móveis (IMT-2000).
Termos WCDMA, UMTS e HSPA

O termo UMTS é utilizado para descrever uma solução de rede completa, na qual a tecnologia de interface aérea utilizada é o WCDMA (Wideband CDMA). A despeito da diferença, os dois termos têm sido aplicados pelo mercado como sinônimos efetivos.

O termo HSPA é geralmente utilizado para designar os dois estágios seguintes (Rel 5 e 6), que compreendem as tecnologias HSDPA e HSUPA, com as quais se obtêm incrementos significativos de velocidade nos dois sentidos. Assim, todos os termos referem-se a 3G.

Os dispositivos 3G: Modems 3G, Notebooks 3G, Celulares 3G
Fonte: Tecnologia 3G

Atualmente já temos notebooks, netbooks, celulares entre outros dispositivos com as duas tecnologias, tanto a 3G como Wi-Fi.

Outra coisa importante a saber é que a tecnologia 3G, fornecidas pelas operadoras de telefonia móvel (Vivo, Tim, Claro, e Oi), podem não ter uma cobertura na sua cidade/bairro, por isso, antes de adquirir o serviço, é necessário que você veja se a operadora, ou até mesmo a velocidade de conexão banda larga, de fato será uma banda larga.

Meu amigo, aqui no Brasil é complicado uma banda larga 3G, eles prometem velocidades de conexão em HSDPA de até 2.7Mbps, mas só fornecem conexão até 600Kbps que é pouco mas, se você tem esta conectividade no seu 3G, seja de qual for a operadora, fique contente porque há conexões bem piores por aí.

Resumo da ópera: Tecnologia 3G, não é a mesma coisa que serviço de conexão sem fios Wi-Fi (Wireless). Você pode até ter um equipamento com tecnologia 3G que não necessariamente tenha tecnologia Wi-Fi, entendeu? Não? Então deixe um comentário que assim que possível lhe daremos maiores esclarecimentos.

Fonte: http://www.ikaro.net/



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: