Internet sem fio na Universidade Estadual de Maringá ficará pronta em agosto



Até o início de agosto, acadêmicos e professores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) poderão conectar seus notebooks de qualquer ponto do câmpus à internet de alta velocidade, gratuitamente.

A instalação está acontecendo oito meses após do sistema ter sido anunciado pela secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto.

Cerca de 280 rádios já chegaram e estão sendo instalados em pontos estratégicos do câmpus, que vão possibilitar o uso de internet nas salas de aula, biblioteca, cantina e no pátio. Os alunos que morarem próximo à universidade também poderão se beneficiar com a internet grátis em casa.



O novo sistema de internet sem fio (wireless) está sendo implantado em todas as universidades estaduais, começando pela Faculdade de Economia de Apucarana (FEA).

De acordo com o presidente da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), Vanderlei Iensen, a implantação do sistema é feita com parte dos R$ 18 milhões liberados no fim do ano passado para a UEM, pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Os recursos são do Programa Universidade em Movimento.

O diretor do Núcleo de Processamento de Dados (NPD), Hélcio do Prado, que está definindo os pontos para instalação dos rádios, disse que todos os usuários deverão ter uma senha para se beneficiar da internet sem fio. “É uma questão de segurança”, diz.

Apesar de o novo sistema atingir toda a área do câmpus, a UEM manterá o sistema convencional, que hoje tem mais de 5 mil computadores conectados e ganhará 1.600 na próxima semana.

Fonte: Diario do Norte do Parana - Luiz de Carvalho
carvalho@odiariomaringa.com.br



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: