Governo Federal inaugura mais um sistema de Internet gratuita



Governo Federal inaugura mais um sistema de Internet gratuita.

A partir da próxima segunda-feira (31), Barbacena servirá de modelo para outras regiões do país. O governo Federal, através do Gesac (Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão), executado pelo Ministério das Comunicações, inaugura o Programa Barbacena Cidade Digital. A solenidade acontece às 9h30, nas dependências do CAIC, bairro Água Santa, próximo ao bairro São Pedro. O ministro Hélio Costa (Comunicações) confirmou presença no evento.

O Barbacena Cidade Digital tem como objetivo proporcionar a inclusão digital e social, beneficiando diretamente 10 mil alunos e cerca de 1,2 mil professores da rede pública municipal de ensino. Através de telecentros instalados nas escolas, estudantes e educadores terão acesso gratuito à internet banda larga (alta velocidade), sem fio.



O programa recebeu investimentos federais de R$ 2,4 milhões. Os recursos foram aplicados na capacitação de professores, aquisição e montagem de equipamentos, computadores, mobiliário e na realização de obras de adequação do espaço físico das escolas.



O Ministério das Comunicações tem como parceiros diretos a Prefeitura de Barbacena, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET). Também participaram do programa a Fundação Educativa de Ouro Preto (FEOP) e Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNEP).



Telecentros



O Barbacena Cidade Digital instalou 41 telecentros, sendo 32 em escolas municipais das zonas urbana e rural e 09 em repartições e órgãos públicos (Epcar 01, 9º Batalhão PM 01, Secretaria Municipal de Educação 01, Terminal Rodoviário 01, IFET 02, Museu George Bernanos 01, Biblioteca Municipal 01, Fundação Municipal de Cultura 01). Cada unidade é composta por 11 computadores, 01 impressora, 01 projetor multimídia, 01 câmera de segurança, armário, mesas e cadeiras.



Internet



Os sinais chegarão via satélite nos estabelecimentos de ensino da zona rural e na central de distribuição montada no IFET, de onde serão enviados para 53 antenas instaladas na zona urbana, interligadas pelo moderno sistema Wimax sem fio, banda larga (alta velocidade). Duas outras fontes repetidoras foram colocadas na torre da Rádio Sucesso (alto do Clube Caça e Pesca) e no bairro Monte Mário. Esse sistema vai levar acesso gratuito à internet a 47 pontos, entre eles escolas estaduais, postos de saúde, repartições e órgãos públicos, além da rede municipal de educação.



Capacitação




Além dos estudos técnicos, uma das primeiras etapas do Barbacena Cidade Digital foi promover a capacitação de diretores e professores da rede municipal de ensino. O trabalho teve início em 2007, envolvendo 32 escolas e 177 educadores, que passaram pelo curso introdutório de nível básico. Entre eles, 26 se tornaram multiplicadores do programa em suas escolas, nas salas de aula e na comunidade.



Atualmente, uma nova turma com 21 professores das escolas da zona urbana já receberam capacitação em três módulos e deverão receber ensinamentos para chegarem também a multiplicadores. Está previsto para o início de setembro, a capacitação para os educadores dos estabelecimentos de ensino da zona rural.

Fonte: http://www.barbacenaonline.com.br



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: