Somos todos reféns da banda larga



Somos todos reféns da banda larga

Não é necessário dizer aos nossos leitores que a universalização da banda larga é fundamental para o desenvolvimento do Programa Nacional de Inclusão Digital. Estamos falando em levar a 5.664 municípios uma conexão à Internet, em alta velocidade, isso no Brasil quer dizer 1Mbps. A pergunta é: Como fazer isso em um País que não dispõe de Satélite próprio?

Esse despreparo foi causado por um erro estratégico do programa de privatizações das telecomunicações. Ao mesmo tempo em que a privatização nos permitiu chegar aonde chegamos em telecomunicações, saindo do atraso tecnológico, enfrentamos, hoje, a carência por um Satélite para abrigar o Programa. Quando não esperávamos por esse desenvolvimento acelerado do mundo tecnológico, tínhamos o nosso “Brasil Sat” que foi embora na onda das privatizações


Estamos assistindo há anos, os estudos e discussões sobre o desenvolvimento do Satélite Geoestacionário Brasileiro – SGB, sob o comando do Ministério da Defesa, e não existe nenhuma previsão para sair do papel. Assim vamos dependendo, cada dia mais, de Bandas alugadas em Satélites privados que, com o avanço das demandas por Telecomunicações, no mundo todo, ficam cada vez mais escassos os espaços disponíveis.

É verdade que alguns programas encetados pelo Governo Federal tem melhorado o avanço da Internet no interior. Haja vista o projeto PBLE – Programa Banda larga nas Escolas, que consiste em uma bem sucedida negociação do Governo Federal com as Operadoras de Telefonia que as obriga, ao invés de instalar os TUPS em pontos determinados Brasil afora, levar infraestrutura de Internet até as escolas públicas, em todos os municípios brasileiros.

Agora, mais recentemente, uma portaria do Ministro das Comunicações, instituiu a freqüência de 450 - 470 Megahertz, permitindo que a Internet chegue à chamada “Zona Rural”.

A Anatel por sua vez, está empenhada, doravante, em viabilizar o leilão dessas frequências para que possa entrar em operação. É verdade que ainda existem questões a serem resolvidas, como por exemplo, a substituição das freqüências de operação das Forças Armadas, mas isso é um assunto para outra conversa.

Há um enorme esforço governamental para que todos os brasileiros possam ter acesso à Internet em Banda Larga, mas isso não é tão fácil assim, haja vista as dimensões e as características geográficas dos mais de 8 milhões de km² que compõe o território nacional; alem, é claro, das condições socioeconômicas da população brasileira que vão da pobreza absoluta, que não pode pagar por acesso à Internet, até os milionários que podem pagar caro por uma boa conexão.

A verdade é uma só, não se pode frear o desenvolvimento, e, as tecnologias da informação e comunicação juntamente com a eletrônica, apoiados pela física avançam a passos cada vez mais velozes, com o advento da nanotecnologia, impõem aos nossos governantes, pesquisadores e às empresas de base tecnológica a busca por soluções para que o Brasil não perca o momento em que se defende a interconexão mundial dos povos por uma única infovia conhecida por “Internet” que, alias, se discute no momento em alguns fóruns, o seu futuro.

Recentemente tive acesso a um pequeno equipamento; uma minúscula caixinha, que é ao mesmo tempo um tocador MP3, gravador e sintonizador de FM. Isso é apenas para dizer que em breve esse mesmo equipamento poderá estar acessando a Internet para baixar vídeos e músicas.

É por essa razão que digo aos meus filhos, que não se assustem com nada mais, pois seus filhos, (meus netos) vão viver o tempo do holograma. Onde os aparelhos de comunicações móveis se prestarão para tudo e estarão ao alcance de todos. Já chegou ao mercado e por preços acessíveis a boa parte da população, os receptores de sinal de TV (televisores) cuja imagem é refletida por leds com tamanhos que chegam a 46 polegadas, e, com espessura de 3cm.

Portanto, aqueles que esperam pelo programa de Inclusão Digital em seus locais de residência, por mais remotos que sejam, acreditem que está bem perto a chegada desse extraordinário benefício chamado acesso à Internet em Banda Larga, mesmo que essa banda não seja tão larga assim.

Por que é importante interconectar e incluir todas as pessoas do Planeta? Por uma razão muito simples! Vivemos, hoje, a chamada sociedade da informação e assa informação necessita ser atualizada e veloz, e é mais valiosa do que o próprio dinheiro. Por essa ração as ferramentas de busca, tipo Google, Wikipédia e outras tantas, ganham a cada dia, mais e mais usuários. As pessoas estão ávidas por informação. Assim, como a Inclusão Digital é refém da Banda Larga o conhecimento é refém da informação, que necessita da Internet.

Dessa forma, quanto mais conectada é uma sociedade mais preparada ela será para enfrentar os desafios do dia-a-dia e mais preparada estará para o futuro.

Fonte: Francisco Moreira de Meneses - AliceRamos.com



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: