Lula quer todo brasileiro com Internet




Lula ameaça importar PCs se indústria não baixar preços.
Lula quer Eletronet para "levar banda larga para onde a gente quiser"


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira que o governo importará computadores para distribuir a alunos de escolas públicas se a indústria nacional não reduzir os preços cobrados pelos equipamentos.

Lula participou da cerimônia de entrega de 6,2 mil notebooks no município de Piraí (RJ). Ele disse que o governo decidiu em 2007 distribuir 350 mil laptops para escolas de todo o país, mas até agora o programa tem problemas para sair do papel devido a disputas no processo de licitação.


Os computadores entregues foram produzidos pela Positivo Informática.

"Estamos querendo combinar uma redução de preço", discursou o presidente.

"Eu sou o maior defensor da indústria nacional, mas, se a indústria nacional não conseguir fazer a um preço acessível, nós vamos ter que importar alguns para fazer com que a política chegue à população mais pobre desse país", acrescentou.

Procurada, a Positivo Informática disse que não poderia se pronunciar sobre sua política de preços por estar no período de silêncio que antecede a divulgação de seu balanço.

Lula, que também se queixou do fato de ainda não ter sido lançado um notebook ao preço de 100 dólares, disse que o governo disponibilizará 600 milhões de reais para financiar programas de inclusão digital de prefeituras.

Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, os 6,2 mil notebooks distribuídos em Piraí custaram 5,3 milhões de reais. Do total, o governo do Rio de Janeiro custeou 4 milhões de reais, enquanto que a prefeitura da cidade arcou com 1,3 milhão de reais.

Quase um em cada cinco computadores vendidos pela Positivo Informática nos primeiros seis meses de 2009 foi destinado a clientes governamentais. De janeiro a junho, foram 142,6 mil máquinas aos governos, de um total de 765,6 mil desktops e laptops comercializados.

Segundo divulgou a empresa na semana passada, o volume de vendas aos clientes governamentais teria sido maior "não fosse a postergação do cronograma para alguns projetos".

A carteira contratada junto a governos para 2009 é de 322 mil computadores. A Positivo também já tem contratadas outras 94,0 mil unidades com previsão de entrega em 2010.

"Espera-se, ainda para 2009, leilões de volumes significativos para escolas e áreas administrativas do Ministério da Educação, para telecentros de inclusão digital do Minicom e de novos projetos de subsídio à compra de notebooks por professores", informou a empresa.

"Adicionalmente, o IBGE anunciou que licitará, também em 2009, netbooks a serem utilizados no Censo de 2010", completou.

(Reportagem de Fernando Exman e Cesar Bianconi)


A ideia de usar a Eletronet como uma ferramenta para inclusão digital ainda está nos planos do Governo. Desta vez, o sinal partiu do próprio presidente da República. Em discurso durante a cerimônia de entrega de 5,5 mil computadores para alunos da rede pública de educação, no Rio de Janeiro, Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a dificuldade que o governo tem tido para recuperar a rede na Justiça. "Nós estamos brigando há cinco anos para tomar conta da Eletronet, que é uma empresa pública que foi privatizada, que faliu, e que nós estamos querendo pegar de volta", afirmou o presidente.

Lula deixou claro também por que o governo está tão interessado em concluir a disputa judicial pelo espólio da antiga estatal. "A gente não consegue pegar uma coisa que é nossa, para a gente poder levar internet banda larga para onde a gente quiser." O desabafo foi feito logo após o presidente comentar sobre o programa de inclusão digital que o governo tem em parceria com as concessionárias de telefonia fixa. Lula comentou que o governo ainda não conseguiu estruturar a ampliação do projeto para as áreas rurais, mas assegurou que sua equipe está trabalhando para que a banda larga chegue também nas escolas fora dos centros urbanos.

Dívidas

O presidente Lula também demonstrou que o governo não está disposto a assumir as dívidas da Eletronet. Para o presidente, cobrir as dívidas dessa rede seria pagar duas vezes pela mesma coisa. "Não é possível que o governo tenha que pagar por uma coisa que é do governo. Não é possível que eu tenha que comprar aquilo que já é do povo brasileiro", reclamou. Lula disse ainda que pediu apoio do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, para resolver a disputa judicial. "Eu estou pedindo ajuda para o Sérgio Cabral. Vou ver se ele conhece quem é o juiz que está com essa ação", avisou.

As frases de Lula constam na transcrição oficial do discurso, disponíveis no site da Presidência da República.

Fonte: http://www.teletime.com.br / http://oglobo.globo.com/



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: