Prefeitura do Rio de Janeiro na vanguarda da inclusão digital



Moradores e turistas terão internet gratuita no centro e na zona sul.

O prefeito Paulo César Silva participou, na noite da última sexta-feira (31/07), na praça Pedro Sanches, de um teste para a implantação de internet gratuita sem fio. O projeto de internet pública vai contemplar alguns pontos do centro da cidade e também a zona sul da cidade.

Será possível acessar a web sem custo nenhum nas praças e pontos turísticos. “Foram instalados nove access points, que emitem um sinal que permite que quem possua um notebook com conexão wireless possa utilizar a internet pública”, explica o analista de suportes, David Thimotti. No centro, dois aparelhos foram instalados na praça Pedro Sanches e no parque José Affonso Junqueira. Cada aparelho tem capacidade para cobrir uma área de 500 m2, em 360º, com conexão de 16 Mega.

De acordo com o diretor do Departamento de Manutenção, Comunicação e Informática da Prefeitura, Marcelo Benedito Pardini, a prefeitura aguarda somente um link da operadora Oi para que o projeto tenha início efetivo, o que deve acontecer dentro de dez dias. “É um plano piloto da administração, com o objetivo de atender a população com internet gratuita”, informa.

Pardini destaca que a internet poderá ser acessada pelo usuário sem nenhum custo, mediante utilização de senha que será amplamente divulgada. “É bom ressaltar que os acessos terão controle de conteúdo, para que não sejam acessados sites inadequados, com conteúdos pornográficos, por exemplo”, afirma.
Numa segunda etapa, o serviço será expandido para outras áreas de Poços. As redes locais sem fio, denominadas wi-fi ou wireless, já são uma realidade em vários ambientes de redes, principalmente nos que requerem mobilidade dos usuários.

A implantação da internet sem fio faz parte de um projeto de informatização da prefeitura, que inclui a instalação de internet banda larga nas escolas municipais e a digitalização do sistema de saúde. Estão sendo investidos R$ 315 mil no projeto.

Fonte: http://www.pocosdecaldas.mg.gov.br



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: