Palmas terá internet sem fio grátis




A capital do Tocantins está cotada para ter em seu território cobertura de internet sem fio grátis. Quando - ainda é segredo, mas Palmas pode ser mais uma beneficiada do projeto Cidade Digital, do governo federal, para democratização do acesso à internet. O deputado federal tocantinense Laurez Moreira (PSB) esteve na cidade na última quinta-feira, 23, para dar uma palestra sobre esse que é um dos projetos mais interessantes do governo Lula, na minha opinião.

Embora o evento tenha se tornado uma ato político em defesa da candidatura do prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), ao governo estadual em 2010, quero me prender à importância do projeto de liberar o acesso à rede em Palmas.



O Projeto Cidade Digital prevê que o município terá em toda sua área, uma infra-estrutura de telecomunicações e Internet para acesso individual (nas casas, escritório, etc) quanto público (escolas, hospitais, bibliotecas), disponibilizando à população informações e serviços públicos e privados em ambiente virtual. Um dos objetivos do projeto Cidade Digital é a universalização do acesso à internet na cidade, com tecnologia de ponta e de baixo custo.

Alguns serviços podem ser oferecidos para o cidadão através deste projeto, como por exemplo: Polícia, Bombeiros, Funcionários da Prefeitura, Atendimento de Saúde, Serviços de Emergência, Atendimento Social ao Cidadão, Recolhimento Volante de Impostos da Prefeitura, Turismo, Bibliotecas Volantes, Monitoração de Segurança e Comunicação de Voz através da Tecnologia de VoIP*.

As Tecnologias utilizadas são: Wi-Max (tecnologia de banda larga sem-fio, atua como alternativa às tecnologias como cabo e DSL e deve alcançar até 50 Km); Wi-Fi (é necessário estar em um raio de ação de um ponto de acesso conhecido por hotspot) e WiMesh (rede composta por várias antenas que por estarem próximas umas das outras ampliam a nuvem de transmissão).

A cidade de Foz do Iguaçu já está coberta pelo sistema de banda larga sem fio em toda sua extensão. Na primeira fase, o projeto deve integrar 55 escolas, 35 creches, 26 postos de saúde e 2 prontos atendimento da cidade. Em seguida será integrada a área de segurança, com monitoramento nas ruas, interligando a Guarda Municipal, Polícia Militar e Secretaria de Segurança. Para quem quiser saber mais informações sobre como funcionam as Cidades Digitais, clique aqui. (Com informações do Ministério da Ciência e Tecnologia)

Fonte: http://aquileslins.blogspot.com



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: