João Pessoa vai ser a primeira capital 100% internet grátis



DEPOIS DA CAPITAL, RICARDO COUTINHO QUER LEVAR A INTERNET GRÁTIS PARA TODO O INTERIOR DO ESTADO.

Até dezembro projeto será implantado em caráter experimental. Em 2010, todos os bairros serão beneficiados.

Em 2010 os moradores de João Pessoa poderão acessar a internet gratuitamente de qualquer lugar da cidade. É o que prevê uma parceria entre Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) de João Pessoa e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). O projeto Cidade Digital contará com um volume de recursos orçado em R$ 20 milhões da Prefeitura e contrapartida de R$ 1,5 milhões disponibilizados pelo governo federal. "A proposta é referência nacional e concentra o maior investimento para essa finalidade empenhado pelo MCT", garantiu o titular da Secitec, Paulo Badaró.


O serviço foi licitado e reúne quatro empresas em sua execução. Os primeiros 450 pontos de internet sem fio (wireless) estarão em fase de teste até dezembro deste ano.

O projeto que prioriza a inclusão social massiva tem diferenciais como a instalação do Governo Eletrônico, que consiste na informatização e cruzamento dos bancos de dados de todos os órgãos municipais. "Ele passa prioritariamente por aí, não é apenas disponibilizar internet gratuita. Vamos garantir o acesso da população a todas informações dos órgãos públicos", comentou Badaró que também explicou que a informatização das ações governamentais é fundamental para concretização do conceito do projeto.

O Cidade Digital reúne etapas de execução: uma delas é estrutural, implantará as bases de transmissão nos prédios públicos e privados para formação da malha de cobertura digital com pontos de internet, câmeras e sensores digitais, que possibilitará o acesso popular, e entre órgãos. Outra fase é a de produção de conteúdos voltada prioritariamente para as áreas de educação, segurança e saúde. "Nós implementamos o serviço, mas cada gestor deverá saber como usar a tecnologia em benefício da população", detalhou o secretário. O uso e aplicação do novo sistema serão monitorados pela Unidade Municipal de Tecnologia de Informação (UMTI) e Secretaria de Administração.

O sistema vai permitir, por exemplo, que a população e os órgãos de administração municipal marque exames e consultas online, acompanhe a assiduidade de servidores municipais, como médicos e professores, em seus locais de trabalho, encaminhe e acompanhe denúncias à Ouvidoria Pública e monitore o estado do patrimônio público municipal. "Queremos com isso que os moradores da cidade vivam numa realidade globalizada de acesso e interatividade com a gestão pública", enfatizou Paulo Badaró.

Fonte:http://itabaianahoje.blogspot.com



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: