São Pedro e Jardim Camburi em Vitória já tem Internet grátis




São Pedro e Jardim Camburi em Vitória já tem Internet grátis.

Moradores dos bairros São Pedro e Jardim Camburi, em Vitória, começam a contar com sinal de internet gratuito a partir desta quinta-feira. O secretário de transporte e infra-estrutura urbana de Vitória, Domingos Sávio Gama, explicou que os bairros foram escolhidos por apresentar boas condições para os testes. "No caso de Camburi, há prédios mais altos, edifícios e residências mais baixas. Já em São Pedro e Ilha das Caieiras, as residências são baixas".


O sinal gratuito de internet, chamado wireless, será disponibilizado ao redor da unidade de saúde do bairro até próximo a igreja católica. Já em São Pedro, o sinal poderá ser captado em São Pedro I, da pracinha Dom João Batista, toda orla da Ilha das Caieiras, até o galpão das desfiadeiras de siri. O morador precisará de um antena ou roteador dentro de casa para captar o sinal com qualidade.

A conexão à rede sem fio poderá ser feita por computadores de mesa, notebook, telefone ou qualquer equipamento que tenha conexão wireless e navegador. Nos dois locais de instalação do projeto-piloto, para entrar no sistema, o usuário, ao abrir o computador, buscará as redes wireless disponíveis e identificará a rede com nome de "Vitória Digital".

A velocidade de conexão dependerá do número de pessoas conectadas a rede. "Nesse projeto piloto, a prefeitura vai disponibilizar 16MB para cada bairro. A velocidade da internet do sinal gratuito não é constante. Não será o mesmo que contratar uma empresa privada, que mantém a constância do serviço. Estamos disponibilizando 16MB. Se tiver um único cidadão conectado a rede, esse usuário vai explorar toda essa velocidade. Quantos mais pessoas conectadas, menor a velocidade para cada uma delas", explicou. A liberação do projeto-piloto será às 9h na Praça Dom João Batista, em São Pedro I.

Ainda dentro da proposta de ampliação de oportunidades de acesso da população ao mundo digital 22 Telecentros de informática e negócios estão instalados por toda a capital. Nesses espaços, à disposição da comunidade, estão 10 computadores utilizados para operações de navegação à Internet, como também para cursos gratuitos na área de informática, uma impressora e pessoa capacitada em dar suporte aos usuários.

[Fonte]



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: