Dourados luta para ampliar ação da cidade digital



Uma Dourados, sendo chamada de Cidade Digital, significa modernização da gestão pública, dos serviços de comunicação, mais segurança, facilidades para as pessoas e principalmente uma nova perspectiva de cidadania para a população.

É com essa expectativa que o vereador Dirceu Longhi (PT), esteve em Brasília, quinta-feira, dia 1° de outubro, juntamente com o deputado federal, Vander Loubet (PT), em reunião, no Ministério da Justiça, na Secretária Nacional de Segurança Pública, para batalhar por recursos, no valor de R$ 5 milhões, para a implantação da Cidade Digital, conhecida como Infovia Municipal.


Segundo maior município em população e performance econômica de Mato Grosso do Sul, Dourados experimenta um processo de crescimento muito forte e, com isso, produz ou aprofunda demandas sociais. Nesse contexto, o acesso da população à tecnologia dos computadores e à Internet torna-se desafio imperativo. Com apoio do deputado federal Vander Loubet (PT-MS), o vereador acredita ser viável ter uma cidade em que todos os cidadãos tenham acesso garantido e gratuito à Internet por meio da conexão sem fio (wireless), conhecida como Infovia Municipal. “Este é um dos grandes passos para ampliar ao máximo o processo de inclusão digital sem distinção de classe social”, afirma Longhi.

Para Vander, a iniciativa é louvável e merece apoio total da sociedade, dos governos e da bancada. “Já foi dado um passo inicial. Estamos agora em busca de recursos e de mais apoio. A inclusão digital é item indispensável de valorização e de promoção das pessoas no mundo em que vivemos”, argumentou.

Segundo Dirceu Longhi, o projeto da Cidade Digital em Dourados foi analisado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e pelo Ministério da Integração, tendo 100% de aprovação. “O projeto apresentado pelo município de Dourados foi considerado convergente, pois abrange vários serviços de modernização tecnológica que vão desde a ligação dos órgãos públicos, reduzindo custos de telefonia, a implantação de câmaras em pontos estratégicos para monitoramento do trânsito e combate a violência e a disponibilização de internet gratuita para a população”.

Dirceu afirmou ainda que em breve os recursos serão liberados, já que o projeto foi aprovado pelos órgãos responsáveis. “Os recursos irão sair em breve, basta saber se será por emenda, percentual ou recurso próprio do Ministério, agora é continuar com as articulações políticas e cobrar que a atual administração fique atenta as ações de inclusão social e digital”, afirmou. A batalha pela Inclusão Digital no município de Dourados iniciou quando o atual vereador ainda era secretário da gestão passada, do então prefeito Laerte Tetila (PT).

Fonte: http://www.msnoticias.com.br



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: