Internet sem fio grátis em Santa Fé



Prefeitura prevê oferecer o serviço a partir do ano que vem. Todo o município terá cobertura, mas beneficiário terá que estar em dia com os impostos.

Santa Fé (a 62 quilômetros de Maringá) poderá ser um dos primeiros municípios paranaenses a oferecer internet grátis para toda a população. Uma antena que será instalada no centro da cidade vai permitir que os usuários de computadores tenham acesso à internet de qualquer local da área urbana e até de alguns pontos da zona rural, sem a necessidade de conexão com fios. O acesso à rede mundial de computadores poderá ser feito inclusive de praças públicas, escolas e lanchonetes por meio micros ou notebooks.

Segundo o prefeito Fernando Brambilla (PMDB), há duas alternativas para a implantação da wireless (wire=fio, less=sem) em Santa Fé, e a prefeitura vai definir qual é mais viável. O Wireless IP é uma conexão contínua e permanente, de funcionamento simples, porém considerado a maneira mais eficiente de acesso à internet por banda larga. Ele consiste em uma antena em um ponto estratégico, conectada à rede local de um provedor, semelhante ao sistema dos telefones celulares. Os sistemas mais comuns são wi-fi e por rádio.

Uma das alternativas aventadas pelo prefeito é a própria prefeitura arcar com todas as despesas de implantação, o que custaria cerca de R$ 50 mil para a construção da antena e instalação dos equipamentos necessários. A outra é um projeto da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), que pretende levar internet sem fio e gratuita para todos os municípios pequenos da região de Maringá.

“Um dos dois projetos será implantado em Santa Fé em 2010”, garantiu o prefeito. O projeto da Amusep, o mais provável, conta com a parceria da Universidade Estadual de Maringá, que já tem wireless em seu campus central, Cesumar, Emater e Banco Interamericano de Desenvolvimento .


Conectar ao mundo

De acordo com Brambilla, possibilitar que toda a população tenha acesso à internet é tão importante quanto os serviços de saúde, telefone, educação ou coleta de lixo. “É uma questão de possibilitar que o cidadão se ligue ao mundo, principalmente os jovens, que poderão usar a rede mundial de computadores para fazer suas pesquisas, ampliar o conhecimento e se comunicar com pessoas em outras cidades ou mesmo outros países”, diz. Para o prefeito, a disponibilização de internet para toda a população será útil tanto para os cidadãos quanto para as empresas.

Para ser beneficiar da wireless, os usuários terão que estar em dia nos seus compromissos com o município, como pagamentos de Imposto Predial e Territorial Urbano, Imposto Sobre Serviços e alvarás.

Fonte: http://www.odiariomaringa.com.br/



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: