Se previnir contra roubo de senhas na internet




Falta de segurança na internet. Este foi o assunto mais falado durante semana, depois do vazamento de cerca de 30 mil senhas dos serviços de e-mail mais populares da web. O problema começou na última segunda-feira (5), após a confirmação da Microsoft sobre o vazamento de pelo menos 10 mil senhas do Hotmail e MSN. Mas se expandiu e chegou a outros grupos. No dia seguinte, mais de 20 mil contas ficaram comprometidas - agora, envolvendo também o Gmail, Yahoo e outros webmails populares.


Prevenção


Com senhas fáceis, sequências de números, frases feitas, a população é alvo de hackers que utilizam diversas formas de ataque aos usuários.

De acordo com o especialista em segurança Ariel Nigri, da Winco, representante exclusiva da AVG no Brasil, os invasores podem agir de duas formas para roubar as senhas dos internautas. "Eles utilizam a força bruta (quando o hacker tenta acertar com o uso de senhas comuns) e o ataque massivo de spams em que o internauta clica e é infectado", afirmou.

Segundo Nigri há algumas regras para se ter uma senha forte:

- ter no mínimo 8 caracteres;
- o usuário precisa misturar letras, números e símbolos na escolha de uma senha;
- não é indicado o uso de palavras que já existem, pois são fáceis de se descobrir;
- o uso de datas de aniversário são muito comuns e também pode prejudicar os usuários.

Desconfiança

Todos os especialistas procurados pela reportagem advertiram que, muitas vezes, a população é ingênua e não acredita que pode ser infectada.

Para Alexandre Sieira, diretor de operações da Cipher, empresa especializada em consultoria em segurança, a mensagem eletrônica não é uma fonte confiável. "A origem do e-mail nunca vai ser de confiança, ele não é protegido. Na internet, os atacantes podem se fazer passar por alguém conhecido", advertiu.

Alternativas

Além de uma senha forte, há outras formas para evitar a invasão dos serviços. De um jeito simples, é possível deixar as preocupações com as senhas de lado.

"Atualizar frequentemente as senhas, de 30 em 30 dias, por exemplo, já ajuda", disse José Matias, gerente de suporte técnico da MacAfee na América Latina. Segundo o executivo, sistemas bastante utilizados em corporações, que pedem a mudança de senhas é bastante eficaz. Já para Alexandre Sieira, mesmo que seja comum em empresas, os usuários não se acostumam. "Eles veem isso como inconveniente fora do trabalho", afirmou.

Outra alternativa apontada foi a utilização de um programa que possui diversas senhas aleatórias. Nesses casos, o usuário baixa a ferramenta e recebe, de forma gratuita, uma série de senhas complexas e diferentes que ele nem vai precisar decorar. De acordo com Alexandre Sieira, esta é uma escolha. "Nesse caso a senha do programa nunca vai para a internet, fica na sua máquina e é bem mais seguro", explicou.

Fonte: http://www.band.com.br/



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: