Se tem IPTU em dia, vai ter Internet grátis!



Distante 645 quilômetros do Recife, o município de Trindade, no Sertão pernambucano, usou tecnologia para mudar a realidade da cidade e de seus habitantes. A implantação de uma rede de internet sem fio gratuita provocou mudanças estruturais e sociais antes impensadas. Para ter acesso ao benefício, a única exigência é que os moradores estejam em dia com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).


A iniciativa gerou retorno econômico para o município. Segundo o prefeito, Gerôncio Figuêiredo, desde a implantação da rede, há cerca de três anos, a arrecadação do IPTU aumentou 40%. “Para ter acesso à internet, as pessoas dependiam da conexão discada por telefone ou outro meios mais caros. Por isso, as pessoas se interessaram pelo projeto e passaram a pagar o imposto”, afirma o prefeito.

A ideia da rede sem fio, de acordo com Figuêiredo, surgiu depois de uma parceria do município com o Ministério da Ciência e Tecnologia. “Tínhamos firmado convênio para um projeto e após sua conclusão sobraram recursos. Então, pedimos autorização ao ministério para implantar a internet gratuita”, conta. O investimento inicial foi de pouco mais de R$ 40 mil. Hoje, há 450 pontos com acesso e a projeção é que até o fim do próximo ano o número duplique e a velocidade de navegação aumente.

Na avaliação do microempresário Josevânio de Oliveira Souza, dono de uma papelaria e de um banco de pagamentos em Trindade, a mudança foi radical. “A vida dos comerciantes melhorou muito porque agora podemos fazer transações bancárias pela internet, sem precisar enfrentar filas”, diz. E completa: “O progresso chegou à cidade. Antes, as pessoas nem sabiam o que era internet. Hoje, comunicam-se com parentes distantes, ficam sabendo de concursos fora da cidade e se inscrevem de casa mesmo.”

INCLUSÃO - Os efeitos da internet foram além da economia e da praticidade. De acordo com o prefeito, a existência da rede na cidade, atraiu universidades a distância. Também possibilitou a implantação de laboratórios informatizados com acesso a internet em todas as escolas municipais da zona urbana do município e duas lan-houses públicas, de onde se pode acessar a internet de graça. “Vemos que com mais informação, a cultura das pessoas começou a mudar. Nossa educação também está mudando. Todos estão mais bem informados, capacitados”, afirma.

Para lidar com a nova realidade, assegura o prefeito, professores serão capacitados para orientar os alunos. Até o fim de 2010 há a previsão de levar a internet às escolas da zona rural.

Fonte: http://ruixcp.blogspot.com/



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: