Cidade Digital promete internet grátis em toda São Bernardo



São Bernardo vai oferecer, até 2011, acesso gratuito à internet banda larga pelo sistema wireless (sem fio) em toda a cidade. A afirmação é do secretário de Cultura, Leopoldo Nunes.

O serviço vai permitir que qualquer pessoa com um notebook, netbook ou smartphone possa acessar a rede, sem pagar nada, a partir de uma das diversas “ilhas” de conexão espalhadas pela cidade.

Além disso, o “Cidade Digital” prevê a conexão gratuita em escolas, hospitais, prédios públicos e entidades civis, além da instalação de telecentros equipados com computadores, para atender as comunidades carentes.

O projeto é desenvolvido pelo governo federal e integra as políticas de inclusão digital do Ministério das Comunicações. Belo Horizonte foi a primeira capital brasileira a receber a iniciativa, que começou a ser implementada em 2005. De acordo com o governo mineiro, já foram investidos R$ 30 milhões para permitir a conexão gratuita.

Segundo o secretário de Cultura, a prefeitura assinará o convênio com o governo federal no próximo dia 15. Nunes explica que os custos ainda não foram dimensionados. “No dia da reunião, teremos um esboço do projeto técnico, com a definição dos principais detalhes.”

Entre os pontos a serem definidos, estão a quantidade e a localização de torres de transmissão para garantir a cobertura wireless em todo o território. “Vamos realizar um seminário, em janeiro, para discutir a importância do acesso gratuito”, sustenta o secretário.

Nunes diz que não é mais possível adiar a inclusão do município na era digital. E que é preciso incentivar cada vez mais a democratização do conhecimento. “A educação e o trabalho passam pela cultura digital.”

[Fonte]



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: