Jundiaí ganha internet gratuita



CDL e Sincomércio lançam nesta quinta-feira projeto Sinal Livre na praça da catedral
Mulher demonstra estranheza ao ver homem usando laptop no centro da cidade Mulher demonstra estranheza ao ver homem usando laptop no centro da cidade
anuncie!

O Centro de Jundiaí passa a ter internet sem fio e gratuita a partir desta quinta-feira, com o lançamento do projeto Sinal Livre, uma parceria entre a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí) e o Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região.

A partir das 11h, qualquer pessoa com um equipamento contendo placa de rede wireless ou celular wi-fi poderá navegar na internet.


A antena e servidor estão instalados na sede da CDL, na rua Senador Fonseca, portanto o fornecimento inicial será em um raio de 200 metros.

O diretor da entidade, Edison Maltoni, adianta que nos próximos dois meses o projeto será ampliado para outros bairros. “A ideia é expandir o Sinal Livre para toda a cidade.”

O projeto tem condições de atender até 500 usuários ao mesmo tempo. Segundo Edison, esse número será elevado conforme a necessidade.

O programa conta ainda com filtros de conteúdos para bloquear acessos indevidos e garantir a segurança. O usuário terá que se autenticar e a cada duas horas fazer uma nova autenticação.

A iniciativa ainda estimulará os comerciantes a utilizarem o serviço. De acordo com Edison, de mil empreendimentos

associados, 42% não são informatizados.

A CDL e o sindicato acreditam que o Sinal Livre deva atrair mais pessoas ao Centro e contribua para um incremento nas vendas.

Segundo Edison, cerca de dez pessoas participaram na elaboração do projeto. A inspiração partiu quando souberam do sistema em Sorocaba, bancado pela prefeitura do município.

Em Jundiaí, a prefeitura disponibiliza o serviço no próprio prédio administrativo e na rodoviária. Também oferece acesso gratuito à internet, pelo programa Acessa Jundiaí, nos terminais de ônibus.

Computador na praça causa estranheza
Um computador portátil no Centro de Jundiaí ainda causa bastante estranhamento na população que transita pelo local.

As pessoas passam apressadas, mas veem o computador com um certo olhar desconfiado e curioso, a ponto de ficarem paradas ao lado, somente observando, sem dizer nada.

Essa foi a impressão passada à reportagem do BOM DIA, que foi ao Centro para ver qual era a reação das pessoas diante da situação inusitada (um usuário de laptop na praça Governador Pedro de Toledo).

O padeiro Davi Altão, 33 anos, acredita que essa medida será muito boa para o Centro de Jundiaí. “Muitas pessoas vão ganhar com isso. Não precisarão ir a lan houses”, diz.

O raio de internet gratuita se estenderá por 200 metros. Também é possível captar o sinal privado de empresas que ficam em volta da praça, mas não é possível utilizá-lo, pois está bloqueado.

O padeiro admite que a primeira impressão foi de curiosidade pelo aparelho nunca antes visto na praça da catedral. “Realmente foi algo bastante estranho. Mas com o tempo vamos nos acostumar com isso. Vai se tornar algo do dia a dia”, afirmou.

Mais curioso que Davi era seu filho Guilherme, 10. O garoto não tirou os olhos da tela do computador. A criança cutucava o pai para que também voltasse as atenções para a novidade. (Gabriel Nunes)


[Fonte]



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: