Projeto prevê internet gratuita nos Municípios do Setentrião Paranaense



A instalação de internet banda larga gratuita em cidades da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) foi o principal tema na reunião da entidade, ontem, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Paranacity (a 83 km de Maringá).

A previsão do presidente da Amusep, Gilmar José Benkendorf Silva (PMDB), prefeito de Munhoz de Mello, é que o projeto seja executado até meados de 2010 e, além das áreas urbanas, beneficie também os moradores das áreas rurais.

A reunião em Paranacity foi a última ordinária deste ano e discutiu também a informatização da gestão da saúde, possíveis mudanças na legislação ambiental e implantação de aulas em período integral no ensino fundamental.

De acordo com Silva, a Amusep trabalha em um programa de internet para os municípios há dois anos e a ideia já conquistou vários parceiros, como a Universidade Estadual de Maringá (UEM), Cesumar, Sebrae, Emater e Instituto para o Desenvolvimento Regional (IDR).

“Nós estaremos integrando todos os municípios com o mundo, para o desenvolvimento de agroindústrias, capacitação de pessoas, educação a distância e muito mais”, diz o presidente da Amusep, adiantando que está em contato permanente com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que teria mostrado disposição para a investir no programa.

Na semana passada, Benkendorf esteve em Brasília, juntamente com os prefeitos de Maringá, Silvio Barros (PP), e de Mandaguari, Cyllêneo Pessoa Pereira (PP), e foi recebido na Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia e no Ministério do Planejamento para discutir o projeto e buscar recursos. “Os técnicos ficaram empolgados e consideraram que se trata de uma ideia inédita no País”, disse.

Para Cyllêneo Pereira, que é vice-presidente da Amusep, o programa de internet gratuita “é fundamental no ensino, na saúde, na economia, no apoio ao empreendedorismo”. Ele considera que a incorporação de tecnologia é inevitável para o sucesso de escolas e de várias outras atividades.

[Fonte]



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: