WiMax da Telefônica



Na sexta-feira, dia 24 de Novembro, a Telefônica iniciou, em São Paulo, os testes com a tecnologia WiMax, de banda larga sem fio, apontada como uma das sucessoras do Wi-Fi. O projeto piloto, que terá duração inicial de três meses, será realizado nos bairros de Pinheiros e Jardins, para 150 clientes. Segundo a empresa, o objetivo é verificar viabilidade técnica, a receptividade do mercado e a avaliação dos usuários.

Em São Paulo, durante os testes, o serviço terá velocidade de 2 MB para download e 600 KB para upload, com sinal enviado a partir de três estações de ERBs (Estações Rádio Base). O sistema, que tem como parceiras a Motorola e a Intel, vai funcionar a partir de um modem do WiMax instalado na casa de clientes residenciais, que recebe o sinal e redistribui para o computador do consumidor.


De acordo com a Telefônica, a operadora pretende usar o sistema para completar sua rede de banda larga --ou seja, oferecer o serviço com outros já existentes.

WiMax

O WiMax é um tipo de rede sem fio de alta velocidade similar ao Wi-Fi, com alcance superior e mais adaptada à mobilidade. Por isso, funciona melhor para cobrir grandes áreas com internet sem fio.

Um estudo feito pelo WiMAX Forum e divulgado em abril deste ano prevê que mais de 133 milhões de pessoas usarão WiMax em todo o mundo em 2012, sendo 70% deles com dispositivos móveis e portáteis --mais de mil devem ter a capacidade até lá.


Fonte: Olhar Digital



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: