Cruz Alta com internet gratuita



CRUZ ALTA TERÁ INTERNET GRATUITA NO PRIMEIRO SEMESTRE

Ano novo, conexão nova. E gratuita. Este poderia ser o lema de 2010 do município gaúcho de Cruz Alta, localizado a 280 quilômetros a noroeste de Porto Alegre. Em junho de 2009, a cidade foi escolhida pelo governo federal para ser uma das três do Rio Grande do Sul a receber recursos do programa Cidade Digital do Ministério da Ciência e Tecnologia. Após planejamentos, negociações e expectativas, Cruz Alta está iniciando trabalhos para começar a fornecer conexão gratuita à internet para seus 70 mil habitantes.

Por meio de uma emenda parlamentar, Brasília repassou à prefeitura de Cruz Alta R$ 300 mil para o desenvolvimento do projeto, que prevê a cobertura total dos mil e trezentos quilômetros quadrados por meio de sinais sem fio de rádio emitidos por seis antenas. Os aparelhos foram colocados em pontos estratégicos da cidade, alcançado, inclusive, a zona rural. Pelo acordo, a prefeitura deverá dar 20% do repasse, ou R$ 60 mil, como contrapartida. O sistema deve começar a funcionar ainda no primeiro semestre, segundo o poder municipal.

Os recursos do governo federal ainda serão aplicados na formação de Centros Vocacionais Tecnológicos do Ministério da Ciência e Tecnologia, voltados para a formação de corpo técnico.

A iniciativa também vai interconectar os prédios públicos, o que, de acordo com o prefeito, Vilson Roberto, vai agilizar a tomada de decisões e diminuir custos. “A ação irá promover uma modernização tecnológica em Cruz Alta, impulsionando o desenvolvimento econômico e social do município, além de gerar significativa redução de gastos através da interconectividade dos prédios públicos, agilizando as ações de governo ao integrar em um único banco de dados as informações de todas as secretarias e departamentos”, afirma Roberto.

O sistema não será completamente aberto. De acordo com a prefeitura, algumas normas de segurança serão introduzidas para evitar a proliferação de vírus. Entre elas, o bloqueio de páginas consideradas perigosas. Como em outras iniciativas do gênero, o poder público vai exigir uma contrapartida da população local que desejar acessar a rede municipal. Para se conectar, será necessário obter uma senha, fornecida pela prefeitura em troca da comprovação do pagamento de impostos municipais e da matrícula escolar de crianças e jovens.

Data: 14 de janeiro de 2010

Autor: Marcelo Medeiros

Texto obtido no site www.cidadesdigitais.com.br




Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: