Territórios Digitais



Levar internet grátis para a zona rural. Este é um dos objetivos do Programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário denominado Territórios Digitais, que implanta telecentros em comunidades tradicionais, assentamentos, escolas agrícolas e sindicatos, as chamadas Casas Digitais. Para desenvolver o Programa, o MDA conta, por meio do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural - NEAD, com a parceria do Ministério das Comunicações (MC), além de outros órgãos federais, estados e municípios.

Em pouco mais de um ano após a implantação, o programa já contabiliza números que impressionam: são 80 Casas Digitais instaladas em 65 municípios, em 30 Territórios da Cidadania. A meta inicial para o primeiro ano de funcionamento do projeto era implantar 30 Casas, que funcionam como telecentros comunitários.


Segundo a consultora de Inclusão Digital do NEAD, Rossana Moura, a implantação dessas casas digitais deve respeitar as necessidades locais, o que influencia o bom resultado do programa. "Eles se sentem motivados não em trabalhar só a questão da máquina ou do acesso a internet, mas o que essa política pública pode trazer de maior para o desenvolvimento da comunidade ".

Ao longo de 2009, o Territórios Digitais ganhou força e apoio de governos municipais, estaduais, e federal, agregando também a participação de universidades e estudantes que desenvolvem processos de capacitação nas áreas de educação do campo. A expectativa é que a meta do segundo ano de atuação do Programa - implantar uma Casa Digital em cada um dos 120 Territórios da Cidadania - também seja superada.

As Casa Digitais abrem portas para a comunicação e informação nas comunidades. Nestes espaços os agricultores, trabalhadores rurais e assentados podem acessar políticas públicas, participar de editais de programas governamentais, fazer cursos a distância, integrar redes sociais virtuais, além de buscar novos mercados e comercializar sua produção.

Para mais informações sobre os Territórios Digitais basta entrar no site do programa: www.mda.gov.br/territoriosdigitais.
Confira sonora através do site:http://www.mda.gov.br/arquivos/2318322891.mp3

Fonte: Assessoria de Comunicação Social MDA/Incra
(61) 2020-0262 / FAX (61) 3326-6337



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: