Ananindeua já é Cidade Digital - NavegaPará



Os habitantes de Ananindeua agora podem se conectar ao mundo com apenas um clique de mouse, e sem nenhum custo. O município é a mais nova cidade digital do Pará, depois que a governadora Ana Júlia Carepa inaugurou, na noite de sexta-feira (15), na Praça da Bíblia, o primeiro ponto de acesso livre à internet de Ananindeua, dentro do programa NavegaPará.

A partir da praça, num raio de cerca de 200 metros, é possível captar o sinal sem fio em alta velocidade. Na ocasião, a governadora anunciou a implantação, até o final de fevereiro, de outros territórios digitais livres na cidade, nos complexos da Cidade Nova 8 e da Cidade Nova 6, na Arterial 18, na praça da matriz e na praça do conjunto Júlia Sefer, e ainda novos infocentros - como os do Ponto de Cultura de Ananindeua e do Movimento Promotores de Vida e Cidadania -, com monitores da própria comunidade, para oferecer não só acesso à internet como capacitação em informática básica.

"É internet de alta velocidade e qualidade. Na praça, é possível baixar (arquivo da internet) a Bíblia inteira em apenas 30 segundos", exemplificou a governadora, para demonstrar a velocidade do sinal produzido a partir do NavegaPará - quase o dobro da média de velocidade de acesso oferecida pelos serviços comerciais de banda larga.

Samira Mendes, dona de uma lanchonete no entorno da praça, experimentou o acesso e aprovou. "Já estou desfrutando! Para nós vai ser bastante interessante. A gente tem que acompanhar as mudanças e a internet é o caminho. Estamos trabalhando com site, então, para nós é ótimo. Também já estou pensando em criar um espaço na lanchonete para colocar uns computadores, para que os clientes possam acessar a internet gratuitamente, como um atrativo e um diferencial do nosso negócio", informou.

Contra a violência - Ana Júlia Carepa destacou a importância da inclusão digital para facilitar o acesso da população a serviços como o INSS, e também como instrumento no combate à violência e à criminalidade, ao dar aos jovens a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e se preparar melhor para o mercado de trabalho. "Estamos democratizando o acesso à informação e ao conhecimento", disse a governadora, constatação reforçada pelo secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Fábio Filgueiras.

As verificações da Prodepa, um dos órgãos responsáveis pela execução do NavegaPará junto com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), confirmam o aumento do acesso a serviços. "A gente cria estatísticas de uso, principalmente dos infocentros e das escolas, para obter informações que possam ajudar a potencializar o uso da internet nesses espaços, que tem que ser qualificado, não deve ser uma mera reprodução de uma lan house'. Já percebemos que isso tem passado por uma mudança do que era inicialmente. No começo, as pessoas usavam a internet mais para mero entretenimento, acessando sites de vídeo e redes sociais. Agora, existe uma grande quantidade de acessos em buscadores como Google, Altavista e Yahoo! e a serviços como INSS, ProUni e FGTS", destacou o presidente da Prodepa, Renato Francês.

Para o titular da Sedect, Maurílio Monteiro, isso significa que o NavegaPará vai além da inclusão digital - representa a inclusão social. "A internet abre um conjunto de possibilidades inúmeras e é a criatividade da população que vai alargar esses espaços. O NavegaPará não é só um programa de inclusão digital, mas de inclusão social, porque esse mundo de conectividade oferece possibilidades diversas de se obter conhecimento, de se postar informações públicas", analisou.

No próximo domingo (17), a governadora inaugura uma nova área livre de acesso à internet, desta vez no Complexo Ver-o-Rio, em Belém. Outros dois pontos serão oferecidos na capital ainda este mês: a Praça do Jaú, no bairro da Sacramenta, e a orla de Icoaraci. A Praça Dalcídio Jurandir, no bairro da Cremação, também se transformará, em breve, em território digital livre.

[Fonte]



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

3 comentários:

  Anônimo

18 de novembro de 2011 às 00:54

e mesmo esse prefeito não faz uma coisa que preste e quando faz só coloca na merda da cidade nova quero sabe si e só lar que os moradores tem computadores porra moro na merda do bairro do distrito e aqui não tem uma internet que preste +++ agradeço a esse prefeito de bosta que envés de coloca uma internet boa fica colocando aquelas porcarias que ele chama de praça pra queles pivete filhada puta que não tem nada pra fase da vida alem de roubar o cidadão
aquiria mesmo e que voltasse a ditadura militar a sim iria acaba com essa pouca vergonha ;(

  Anônimo

2 de junho de 2012 às 08:54

quando é que vao colocar uma internete do navegapara no paar, pois so aparece navegapaar que e uma porcaria.

  Anônimo

21 de agosto de 2012 às 16:17

KKKKKK, QUANTA BESTEIRA, UM PREFEITO QUE NÃO CONSEGUE TRAZER EMPRESAS PARA SUA CIDADE, INCRIVEL UM ACIDADE COMO ANANINDEUS-PA NÃO TER INTERNET DE VERDADE, NENHUMA OPERADORA QUER ENTRAR NESTA CIDADE.
ACULPA É SÓ DO PREFEITO QUE NÃO BUSCA DAR INSENTIVOS FISCAIS E ETC...
VAMOS GENTE CONTINUEM VOTANDO NESTES BABACAS AI!!!!
PARAENSES TROUXAS !!!