No Rio o carnaval terá internet grátis e sem fio para todos na Sapucaí



O carnaval carioca deste ano traz uma inovação para os foliões. É o projeto Sapucaí Digital, da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, que foi desenvolvido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e começou a operar esta semana.

Durante todo o carnaval, até o desfile das campeãs, no próximo dia 20, os foliões e turistas que forem apreciar as escolas de samba no Sambódromo do Rio terão acesso gratuito à internet sem fio para enviar e-mails e fotos diretamente de notebooks ou celulares com banda larga.

O subsecretário de Ciência e Tecnologia, Julio Lagun, disse hoje (11) que o projeto vai cobrir todo o percurso do desfile. “Vai pegar todas as arquibancadas, os camarotes, as frisas, a Praça da Apoteose. A ideia é aproveitar esse grande afluxo de turistas e criar um canal para projetar o carnaval ainda mais para o mundo.”


A novidade faz parte do projeto Rio Estado Digital, que prevê a instalação de uma rede de cobertura digital banda larga sem fio, em toda a área urbana do estado, para permitir a capacitação de pessoas via rede e também a inclusão social.

“É um projeto educacional, no sentido de oferecer a todas as pessoas que não têm condições [financeira] a possibilidade de se aperfeiçoar e ter uma melhor qualidade de vida. É um projeto de educação e empregabilidade”, destacou.

Lagun esclareceu que o Sapucaí Digital é apenas parte do projeto que vai abranger toda a região da Cidade Nova, a Avenida Presidente Vargas, no centro da capital fluminense, e a área do Porto do Rio, onde vivem três comunidades carentes. “É um projeto que a gente está dando como contribuição para o município do Rio de Janeiro, para apoiar o desenvolvimento da região portuária.” Essa parte do projeto está avaliada em torno de R$ 2,3 milhões.

O Rio Estado Digital foi lançado na Praia de Copacabana e já está hoje em operação nas comunidades de Santa Marta e Cidade de Deus e também nos seis municípios da Baixada Fluminense. O investimento total é estimado em cerca de R$ 70 milhões. A expectativa, disse Lagun, é que a abrangência do projeto no estado seja alcançada nos próximos dois anos.

Alana Gandra, Agência Brasil

[Fonte]



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: