Wi-Fi grátis para todo o estado Acre



O Acre lançou, na manhã desta quinta-feira (3), o projeto Floresta Digital, que pretende levar internet sem fio (Wi-Fi) gratuita a todo o Estado, onde há cerca de 700 mil habitantes em uma área de mais de 150 mil quilômetros quadrados. Segundo o governo, em seu lançamento o projeto já conta com 80% de cobertura Wi-Fi na capital, Rio Branco. A proposta é que até o fim do ano todo o Estado tenha acesso a esse tipo de conexão.

Noventa antenas foram instaladas em pontos estratégicos da cidade e, nos próximos dias, a capital deve ter 100% de cobertura. A internet livre está disponível em espaços públicos considerados estratégicos, mas para ter acesso à conexão no ambiente doméstico é necessário a compra de uma antena. Em sites de comércio eletrônico elas saem por cerca de R$ 170, mas no comércio local o preço fica em torno de R$ 300.

Na Biblioteca Pública do Estado, um dos primeiros lugares a receber Wi-Fi, 80 equipamentos ficam a disposição dos visitantes. Os telecentros, chamados de Comunidade Digital, localizados em diversos bairros, concentram o maior número de beneficiários, pessoas que não possuem computador em casa. Esses locais, instalados em todos os municípios, oferecem gratuitamente computadores com internet.

Em Rio Branco, as pessoas devem procurar os telecentros para cadastrar uma senha de acesso à internet, utilizando o seu nome e número do CPF, carteira de identidade ou passaporte.

O governador do Acre, Binho Marques, disse que o Floresta Digital não é direcionado para a classe média, que já tem acesso a essas ferramentas, mas para a população com renda salarial que não permite a contratação desses serviços. O projeto conta com recursos da agência americana United States Trade and Development Agency (USTDA), do Tesouro Estadual e do Banco Mundial.

A USTDA financiou o estudo de viabilidade técnica do projeto e a assinatura dele foi feita em Brasília, em setembro de 2008.



[Fonte]



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: