Búzios no projeto de Cidade Digital



Quando lançou sua iniciativa de digitalização, em meados de 2009, a cidade litorânea de Búzios (RJ), famosa pelas praias e eternizada pela francesa Brigitte Bardot, planejava a estratégia em etapas. Hoje, cerca de seis meses depois, algumas delas já estão concluídas e outras foram incorporadas.

A primeira etapa era a troca de todo o parque tecnológico, agora já concluída. “Implementamos 91 novos computadores da Positivo, no sistema de locação”, conta Ricardo Attie, Gerencia Geral TI e coordenador do projeto Búzios Informatizada. Segundo ele, assim o município conseguiu gerar economia, pois “mão de obra, investimento e gasto com software originais e manutenção são de responsabilidade da contratada”.

Attie conta que a mudança no parque tecnológico foi muito bem recebida pelos funcionários, que sentiram um ganho de qualidade no ambiente de trabalho. “Isso se reflete em um melhor atendimento ao cidadão”, pontua o coordenador. A ideia inicial de se tornar referência para outras cidades da Região dos Lagos (região fluminense que engloba diversas cidades litorâneas) está se tornando realidade também com a implantação de terminais de autoatendimento, os famosos totens. Neles, a população pode consultar processos abertos na prefeitura, imprimir guias de pagamento de IPTU e realizar outros serviços semelhantes.

Para acessar os serviços nos totens, a população conta com um estagiário treinado para ajudar quem ainda não se ambientou com a novidade. “Essa nova opção implementada a população trará uma maior autonomia e agilidade aos cidadãos”, comenta Attie.

Outro avanço já obtido no projeto Búzios Informatizada é a criação de um protótipo do novo site. Quando do lançamento do projeto, Attie afirmou ao Guia que “um produto como o site oficial deve ser tratado como integrante dos bens de um município”. Agora, o esboço de portal – disponível em www.buzios.rj.gov.br - já dispõe de informações sobre pagamento de tributos, protocolos de processos, clima da cidade, notícias, blog, além de links para os canais da prefeitura no YouTube e no Twitter. “O protótipo do novo site que tem vários serviços online e dentro de todos os padrões de acessibilidade exigidos pela lei federal – padrão W3C”, completa Attie.

Com essas etapas já finalizadas, o município de 69 mil quilômetros quadrados e 28 mil habitantes vai agora cuidar da implementação e do fortalecimento da infovia – está sendo instalado um backbone de fibra ótica de 8 km para interligar as secretarias, hospital, policlínica e alguns pontos secundários. O link antigo, de 2 Mbps, será substituído por um maior, a ser licitado. Em seguida, softwares de gestão municipal contemplarão as áreas de Saúde e Segurança.

A parte de impressão de toda a administração pública foi terceirizada, gerando uma economia anual estimada de R$ 480. Centro de internet comunitária e um telecentro e implantação do projeto Pescando Letras, do Governo Federal, que realiza cursos de alfabetização para pescadores, também estão nos planos da prefeitura de Búzios.


[Fonte]



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: