Oito bairros do Recife já tem acesso gratuito à internet



O estudante Franklin Lima (18), mora no Conjunto Residencial do Cordeiro, onde vivem famílias de baixa renda, na Zona Oeste do Recife. Sem sair de casa, ele se comunica com amigos, acessa e-mails e faz pesquisas para trabalhos da escola. Desde janeiro, ele, os três irmãos, o pai e a mãe tem acesso à internet rápida de graça.

A família do estudante é uma mais de 2,3 mil beneficiadas por um projeto de inclusão digital da Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart), órgão ligado à secretaria de administração do Estado.

Moradores de uma área de até dois quilômetros de distância da sede do órgão tem acesso à internet sem fio sem precisar pagar nada. Oito bairros da Zona Oeste do Recife (Cordeiro, Casa Forte, Poço da Panela, Zumbi, Prado, Madalena, Torre e Iputinga) recebem o sinal de internet da Perpart.

A reportagem do JC Online esteve na casa de uma das famílias beneficiadas e comprovou que a velocidade da internet é alta. Os sites abrem com facilidade, mesmo os que possuem fotos e vídeos na página principal. A velocidade é de 4Mb.

A internet, que é usada durante o dia na sede do órgão, fica disponível para moradores da área de segunda a quinta-feira, das 19h às 7h, e das 14h da sexta até às 7h da segunda-feira. Para usar o serviço, no entanto, é preciso fazer um cadastro na sede da Perpart.

Quem possui um computador com placa de rede wireless (internet sem fio) deve apenas digitar o login e a senha que serão informados no momento da inscrição. Quem não tem, precisa comprar uma antena access point, semelhante a uma antena de TV, que é vendida em lojas especializadas e custa a partir de R$120.

O órgão pretende atender um número limitado de famílias (3 mil), mas já investe na ampliação na quantidade de antenas para melhorar o sinal que chega às casas dos beneficiados pelo projeto.

"Nossa ideia não é aumentar a área de abrangência, mas cobrir com qualidade os bairros que já atendemos. Queremos servir de exemplo para outros órgãos para que tomem a mesma iniciativa", explica Jeova Menezes de Barros, do núcleo de tecnologia da Perpart.

Serviço

PONTOS DE ALCANCE DA INTERNET SEM FIO
(a partir da sede da Perpart, no bairro do Cordeiro)

AO SUL - avenida Abdias de Carvalho (San Martin)
AO NORTE - próximo à avenida 17 de Agosto (Poço da Panela)
AO OESTE - próximo à rua Real da Torre (Torre)
AO LESTE - próximo à rua do Bom Pastor (Iputinga)

Informações: (81) 3184.5112 | 3184.5113




[Fonte]



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: