Fernandópolis terá 50 pontos de internet sem fio gratuita



O prefeito de Fernandópolis, Luiz Vilar, anunciou nessa quarta-feira, 28, durante coletiva de imprensa, a conquista de internet sem fio para o município, através do projeto do governo federal “Cidade Digital”. Dos 163 municípios brasileiros escolhidos pelo Ministério das Comunicações, Fernandópolis é o único da região. A cidade será estruturada com base em solução wirelles de telecomunicações de dados, som e imagem, capaz de proporcionar a comunicação em rede de alcance local e em rede de alcance mundial com acesso à internet de alta velocidade.

O projeto prevê a implantação de infra-estrutura voltada para o atendimento de órgãos essenciais da administração e dos projetos de inclusão digital e social do governo. O principal objetivo é fortalecer essas ações e melhorar a prestação de serviços públicos de saúde, educação e segurança. A tecnologia wireless permitirão a realização de teleconferências, telemedicina, teleaulas e mesmo televigilância.

O projeto não leva sinal de internet gratuita diretamente às residências, o acesso gratuito será oferecido em espaços abertos chamados “praças digitais”, que em Fernandópolis serão 25 do tipo lan houses.

O prefeito de Fernandópolis, Luiz Vilar, classificou a conquista como mais um importante passo para o desenvolvimento do município e mais um presente dado à população no mês de aniversário da cidade. “A ‘Cidade Digital’ dará um salto no desenvolvimento do município e faz a inclusão digital da população mais carente. Esse projeto também vai melhorar a segurança da cidade com a instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos”, explicou o prefeito Luiz Vilar.

O vice-prefeito de Fernandópolis, Paulo Birolli, elogiou a dinamicidade do prefeito Luiz Vilar ao se empenhar na conquista de um projeto tão relevante para o município. “Hoje é um dia muito especial para Fernandópolis devido a esta conquista da ‘Cidade Digital’. Saímos na frente com mais essa conquista, pois somos a única da região a conquistar este projeto. Temos que valorizar esta conquista e também a dinamicidade do prefeito em se empenhar na busca de algo tão relevante para o município”, disse.

A conquista

O juiz da Vara da Infância e Juventude, Evandro Pelarin elogiou a conquista da “Cidade Digital” e disse que o projeto também vai auxiliar a Justiça no combate à pedofilia no município. Já a vice-presidente da Câmara, a vereadora Maiza Rio, deu ênfase à importância deste projeto para a área da segurança. “Fernandópolis estará mais segura com este novo sistema de monitoramento através de câmeras. Parabéns ao prefeito Luiz Vilar por mais esta grande conquista”.

O presidente da Associação de Amigos do Município de Fernandópolis, Antônio Assis de Meneses, falou do orgulho dos munícipes pela conquista do projeto que dará “cara nova” à cidade. “Vai ficar na história essa conquista. Isso nos dá muito orgulho. Orgulho de Viver em Fernandópolis”.

Três representantes da área da educação, Adélia Menezes (Dirigente Regional de Ensino), Humberto Cáfaro (Unicastelo) e Paulo Nascimento (FEF), também elogiaram a conquista e destacaram os benefícios deste projeto para área acadêmica. Representando a população, a presidente do bairro Jardim Araguaia, Neuza Vieira, elogiou o prefeito Luiz Vilar “pela visão futurista”. “Este projeto fará com que a população carente do município se iguale em conhecimento aos demais. Isso com certeza aumentará a nossa autoestima. O prefeito Luiz Vilar está de parabéns por essa visão futurista”, agradeceu.

Critério de seleção

Entre os critérios nas novas cidades digitais está o atendimento preferencial a localidades com características sociais, econômicas e culturais voltadas para o turismo, para a polarização de negócios e para o ensino. O índice de vulnerabilidade social também foi levado em conta.

Estímulo

Outra característica relevante do projeto cidades digitais é o estímulo aos pequenos provedores e aos desenvolvedores locais, que poderão explorar essa nova modalidade de comunicação informática,disponibilizando serviços e aplicativos à comunidade em geral, para o máximo aproveitamento da rede de alcance local.

A infra-estrutura de comunicação planejada no Projeto Cidades Digitais será de alto desempenho e confiabilidade, capaz de suportar diversas tecnologias emergentes de voz, dados e vídeo sobre IP e preparada para as novas demandas, que requeiram troca de informações em tempo real, como telemedicina, videoconferência, teleaulas, televigilância e outras aplicações em benefício da educação, da saúde, da segurança dos brasileiros e do bem-estar dos brasileiros.

Novo modelo de comunicação

Rede de alcance local: pessoas, empresas e governos promovem a troca de informações na cidade sem necessitar de utilizar os recursos da internet

Tecnologia Sem-fio

Conecta os órgãos públicos municipais, estaduais e federais, escolas, bibliotecas, telecentros, pontos de cultura, postos de saúde, hospitais, delegacias etc.

Intranet e extranet

Acesso a correios eletrônicos, troca de arquivos, utilização de outros recursos via rede de comunicação da solução wireless, sem necessariamente ter que fazer uso da internet;

economia e os benefícios de mobilidade e comunicação rápida e efetiva.


[Fonte]



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: