Congonhas e UFSJ por uma Cidade Digital



A Prefeitura de Congonhas e a Universidade Federal de São João Del Rei firmaram o protocolo de intenções para desenvolverem cinco projetos: Plano Diretor de Informática, Cidade Digital, Software Público (e-cidades), Geoprocessamento e Cidade Virtual. Este plano de estudos será submetido ao Campus Alto Paraopeba e ao Conselho de Pesquisas (Conep) da Universidade e, em seguida, avaliado pela Prefeitura.

Assinaram o termo de cooperação o prefeito Anderson Cabido, o reitor da UFSJ, Helvécio Luiz Reis, e o diretor do Campus Alto Paraopeba, Paulo César Abreu Leão. O vice-prefeito José de Freitas Cordeiro, secretários e diretores municipais também participaram do evento.

Paulo César lembrou que, em 2008, quando a UFSJ chegou à região, “rodamos as cidades e, apesar de todas as prefeituras terem nos recebido bem, o Anderson, como visionário, se mostrou mais entusiasmado, por isso, sentimos que a parceria seria profícua”. Já Helvécio Luiz Reis ressaltou que “o campus Alto Paraopeba surgiu para que os estudantes carentes tenham na educação pública o meio de transformar suas vidas. Nosso papel social é o de estabelecer condições de integração e divisão do bolo. Este entusiasmo do Anderson demonstra a confiança na UFSJ”.

Anderson declarou que o Campus Alto Paraopeba é uma das maiores conquistas da região, que dará base intelectual para o desenvolvimento sustentável. “A semente lançada significa uma nova vocação para nosso povo no futuro, pois hoje todos sabemos da dependência que nossa economia tem do minério de ferro. Queremos e iremos desenvolver os cinco projetos. Nossa convicção da importância da UFSJ é tão grande que vislumbramos outras ações conjuntas, como a do Parque Tecnológico do Alto Paraopeba, no Parque Londres, em Lobo Leite”.

O coordenador do estudo inicial que servirá como base para o desenvolvimento desta ampla cooperação entre o município e a instituição de ensino, professor Rogério Antônio Pícoli, apresentou-o aos presentes. “Estes projetos surgiram de demandas apontadas pela agora chamada Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (SDS). Escolhemos temas amplos para abarcar problemas críticos que assolam a comunidade de Congonhas. O papel da UFSJ é o de indutora do desenvolvimento regional por meio do desenvolvimento tecnológico. O conhecimento técnico-científico melhora consideravelmente a análise e compreensão de problemas”.

Projetos de acordo com Rogério Pícoli:

Plano Diretor de Informática – Visa a suprir a demanda por equipamentos. O trabalho consiste em diagnosticar as demandas de diferentes setores da administração pública; avaliar e aproveitar as possibilidades tecnológicas disponíveis; construir parâmetros para operação, manutenção e expansão de novas tecnologias.

Software Público (e-cidades) – De acordo com o portal softwarepublico.gov.br, “o conceito do Software Público Brasileiro (SPB) é utilizado como um dos alicerces para definir a política de uso e desenvolvimento de software pelo setor público no Brasil. Tal política compreende a relação entre os entes públicos, em todas as unidades da federação e demais esferas de poder, e destes com as empresas e a sociedade”.

O governo federal entrega o Software Público aos municípios e cada um precisa adaptá-lo às suas demandas específicas. Com uma ferramenta desta, torna-se possível agilizar os processos administrativos, apontar índices e indicadores de gestão, fornecer informações atualizadas e prestar contas, graças à automatização (ato ou efeito de tornar automático) e à criação de serviços online disponíveis para servidores e a população.

Cidade Digital – Se a Prefeitura quiser expandir os serviços de internet para ela e a população, precisaria utilizar fibra ótica e wireless. Como acoplar as duas tecnologias de transmissão e como realizar o processamento de dados da rede da Prefeitura para a rede ampla são objetos do desenvolvimento deste projeto.

Geoprocessamento – É interligado ao e-cidades. Permite relacionar uma informação ao lugar da cidade correspondente. Ele permite visualizar em mapa onde o evento em questão acontece e a dinâmica do município de forma sintética. O sistema complexo permite ainda a construção de cenários que servirão de laboratório para o experimento de projetos.

A grande oportunidade para a utilização do Geoprocessamento é da criação do Distrito Industrial de Congonhas, movida pela expansão dos negócios da CSN.
Diante deste desafio, pode-se antecipar riscos e vantagens.

Cidade Virtual – Este projeto criará condições de a parceria Prefeitura/UFSJ construir modelos digitais do patrimônio histórico, com documentação, museu virtual, estudo de impactos sobre o patrimônio e seu entorno e simulações.


[Fonte]



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: