Assessoria de Comunicação/PNV – A internet é sem sombra de dúvidas o grande feito do século XX para a área de comunicação. Por meio dela, todo o conhecimento da humanidade acumulado está disponível a um clique. Pensando assim, o Prefeito de Nova Venécia, Wilson Luis Venturim, o Japonês vem se empenhando para que o projeto Nova Venécia Digital saia do mundo das ideias e torne-se realidade para a população.
Após várias discussões, o estudo para implantação da cidade digital está em fase de encerramento. “Não bastará ao município apenas a abertura do sinal de internet para todos. Haverá o envolvimento da comunidade nesse feito para que seja implantado de um sistema desse nível”, ressaltou Japonês.
A partir de dezembro, o sinal será aberto para parte da cidade e será iniciada a fase experimental que tem por objetivos minimizar riscos e corrigir distorções no sinal e na operacionalização.
A proposta é fazer com que todo o município respire a esfera digital, em seus prédios públicos e na gestão, além de colocar em evidência a transparência administrativa. Os primeiros sinais atenderão a uma faixa específica da população, levando informações a todos os munícipes.
No momento, o Projeto passa pelo processo da preparação de Editais, sendo que a implantação do sistema digital deve percorrer os quatro anos da atual administração, já que toda a estrutura é um complexo de estudos, estratégias, pontos de fixação de cabos e muito, muito material tecnológico investido.
“Estamos fazendo a verdadeira revolução tecnológica no município. Outras cidades anunciaram com bravura que conquistaram a independência digital, o que não é verdade, já que muitos serviços anunciados não funcionaram e alguns que funcionaram não chegaram a ter o suporte profissional que uma conquista como esta requer”, lembrou Japonês,
Saiba mais - O Projeto Cidade Digital pode ser definido como a infra-estrutura, os serviços e as aplicações que formam um ambiente de comunicações de alta velocidade, baseado na Internet e voltado para atender a todas as necessidades dos cidadãos de uma cidade moderna. Ele proporciona universalização e inclusão digital para toda a população, sem distinção de classe social.
Ser uma cidade digital significa modernizar a gestão pública e oferecer novos serviços e facilidades para as pessoas e significa principalmente levar aos seus habitantes uma nova perspectiva de cidadania.
O sistema também cria condições para que todas as camadas da população possam se beneficiar das novas tecnologias existentes, benefícios estes como empregabilidade, educação e entretenimento, proporcionando também inclusão digital, que é a ferramenta para a socialização do conhecimento.
O Cidade Digital pretende gerar a promoção da inclusão digital através do uso de internet banda larga wireless em escolas, postos de saúde e centros de internet comunitários, além de proporcionar economia com a redução de despesas com serviços de internet. Dado que estes pontos carentes ficam normalmente afastados dos centros da cidade, a instalação das redes sem fio (wireless) é mais barata e rápida.
Até dezembro a administração pretende inaugurar no mínimo dois telecentros para a população que não possui computador em suas residências. Além disso, diversos serviços públicos serão oferecidos ao cidadão pelo portal de internet da prefeitura (web services);
Site: http://www.nortes.com.br/
1 comentários:
11 de janeiro de 2011 às 11:39
Parabéns prefeito wilson japonês
Postar um comentário