Projeto Bonito Digital - Bonito fornecerá internet gratuita para toda população



O município de Bonito, a 245 quilômetros de Campo Grande, será a primeira cidade de Mato Grosso do Sul a disponibilizar acesso a rede mundial de computadores gratuitamente aos seus cerca de 17 mil moradores. O projeto intitulado Bonito Digital será desenvolvido pela SCO (Secretaria de Desenvolvimento do Centro-Oeste) do Ministério da Integração Nacional em parceria com o governo do Estado de Mato do Grosso do Sul e a prefeitura de Bonito. O evento de lançamento será realizado nesta sexta-feira (7), às 15 horas em frente à Câmara de Vereadores de Bonito.

O projeto faz parte da Reid (Rede Estadual de Inclusão Digital), que vem sendo desenvolvida no Mato Grosso do Sul com o objetivo de incrementar no Estado a adoção das novas tecnologias de informação e comunicação.


Constam ainda do projeto Bonito Digital a instalação de pontos de internet gratuita em prédios públicos, servidores, roteadores e receptores de sinal que serão disponibilizados por uma empresa de telefonia.

A iniciativa irá proporcionar um modelo com estrutura própria de comunicação em que a prefeitura será a provedora dos serviços de transmissão de dados e telefonia, com área de cobertura de toda a zona urbana e algumas comunidades rurais. Escolas, postos de saúde e prédios da administração pública estarão interconectados através da tecnologia wirelles (transmissão sem fio, via ondas de rádio) com um único ponto central de gerenciamento. O sistema também permitirá a criação de telecentros comunitários e de negócios.

O Ministério da Integração Nacional investiu R$ 150 mil na articulação da Reid/MS por meio de convênios com o Estado e a prefeitura local. Para o diretor do Departamento de Promoção de Investimentos da SCO, Frederico Valente, que estará presente no lançamento do projeto, a experiência piloto de Bonito deverá ser estendida para todos os municípios sul-mato-grossenses e poderá também servir de modelo para os demais estados do Centro-Oeste.

Campo Grande

Em 2007, a vereadora de Campo Grande, Thais Helena (PT) protocolou um projeto de lei que permitiria que a prefeitura prestasse gratuitamente o serviço de internet banda larga, com limite aos serviços aos serviços da prefeitura realizados pela internet.

Naquele ano, Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) baixou normas que autorizam as próprias Prefeituras a adquirir licenças (a um custo de R$ 400,00) para provimento de internet, de forma gratuita aos munícipes, dando acesso a rede mundial de computadores por meio da tecnologia sem fio WI FI, de baixo custo. No entanto o projeto não passou da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara de Vereadores da Capital que considerou o projeto inconstitucional.

Fonte: http://www.midiamax.com Ítalo Milhomem - Com informações do Ministério da Integração Nacional



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: