Internet grátis em Cascavel





Distritos de Cascavel ganham internet grátis

Sistema wireless, criado pela prefeitura local, deve ser ampliado para todo o município.

A prefeitura de Cascavel pretende concluir até o fim deste mês a instalação do sistema de internet sem fio gratuita nos seis distritos do município. Desde o mês passado, os distritos de Sede Alvo­rada e Espigão Azul já contam com o serviço do programa Cascavel Digi­tal. Para colocar o sistema em funcionamento foram investidos R$ 243 mil com a contratação, por um ano, de uma empresa responsável pela distribuição do sinal. A prefeitura pretende gra­­dativamente levar o serviço para todos os bairros da cidade.


A prefeitura optou por iniciar a implantação do sistema pelo interior devido a dificuldade de conexão na zona rural. Pontos de interconexão são instalados em cada distrito. Para ter acesso é necessário fazer um cadastro no Depar­ta­mento de Informática da Prefei­tura. O internauta recebe um no­­me de usuário e uma se­­nha e pode fazer a conexão. Num raio de 300 metros da antena re­­petidora do sinal é possível fazer a conexão de qualquer computador, desde que o usuário esteja cadastrado e tenha equipamento compatível com redes sem fio. Em locais mais distantes é necessário instalar uma pequena antena receptora em casa, que custa, em média 150,00. A conexão pode ser feita até 3 mil metros da repetidora.


No posto de saúde de Sede Al­­vorada até o mês de agosto não ha­­­via nem computador instalado. Agora a administração da uni­­dade está conectada à rede mun­­dial. “A internet facilitou bastante. Antes para fazer pesquisa so­­bre o cartão SUS a gente tinha que ligar para a prefeitura e aguardar. Agora é feito tudo aqui”, diz a au­­xiliar administrativa do posto, Ge­­ni Ramalho.

Em um mês, cerca de 90 pessoas fizeram o cadastro e estão usan­­do a internet grátis nos dois distritos. “Após a conclusão dos trabalhos no interior, vamos disponibilizar o si­­nal no perímetro urbano, come­çan­do pelos bairros Floresta e Par­que São Paulo. Em 2010, será lançado um cronograma de instalação”, explica o secretário de Ad­­mi­nistração, Alis­­son Ramos da Luz.

Apesar de alguns usuários que pagavam pelo acesso terem mi­­grado para o sistema gratuito, a implantação do sistema não é vista como concorrência por pelo me­­nos uma empresa que explora o serviço de distribuição de internet banda larga via rádio em Cascavel.

De acordo com Jeferson Lá­­zaro Alves, do departamento comercial da Dipelnet, a expectativa é reverter logo a perda de clientes para o sistema grátis. “Num primeiro momento a gente vai acabar perdendo cliente, mas a tendência futura é ganhar mais do que perder”, prevê. Co­­mo a prefeitura não dará suporte técnico, a expectativa é de que haja insatisfação dos usuários e os clientes retornem ao sistema pago. “O cliente vai ficar totalmente desprotegido e terá que contratar um técnico”, diz, sobre possíveis problemas na conexão.

Para Alves, o cliente que mi­­gra para o sistema pago está acostumado a uma velocidade maior do que o oferecido pela pre­­feitura, que é de 150 kbps. Is­­so, segundo ele, deve diminuir a atração para o usuário acostumado, por exemplo, a baixar filmes, operação que exige uma banda mais larga. A operadora prevê ainda que com a implantação do sistema muitas pessoas que ainda não tiveram contato com a internet sejam atraídas ao mundo virtual. “Algumas pessoas terão um primeiro contato e vão querer um produto me­­lhor”, afirma.

[fonte]



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: