Internet gratuita pelo programa Cidades Digitais será destinada a ambientes públicos



Meta do Ministério das Comunicações é conectar repartições e espaços abertos à comunidade de 160 municípios

Brasília – O governo federal quer ampliar o programa de inclusão digital, levando conexão gratuita a espaços públicos e repartições da administração em pelo menos 160 cidades. A meta foi fixada pelo Ministério das Comunicações para o programa Cidades Digitais.

Nesta quinta-feira, 1º de outubro, o coordenador de Projetos Especiais do ministério, Carlos Paiva, participou do 1º Fórum Nacional de Cidades Digitais, Banda Larga e Desenvolvimento Econômico e Social, que acontece no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília. Ele falou no painel “O papel dos governos como formuladores de políticas públicas para a implantação de Cidades Digitais”.


Paiva explicou as características do projeto Cidades Digitais. E reiterou que a meta não é levar internet banda larga às residências da população gratuitamente. “O governo vai levar conexão e infraestrutura de banda larga via hot spot a órgãos públicos, telecentros, associações e demais espaços públicos de grande fluxo”, explicou.

O coordenador destacou a realização de audiência pública no Ministério das Comunicações, realizada em 30 de setembro, quando empresários e técnicos do governo debateram o edital de licitação do programa. A publicação do edital tem previsão para o final de outubro.

O projeto vai dotar, inicialmente, 160 municípios brasileiros com internet de alta velocidade em todos os estabelecimentos públicos – escolas, postos de saúde, hospitais, delegacias, prefeituras, bibliotecas – além de oferecer acesso gratuito à internet em espaços abertos à população, as chamadas “praças digitais”. O orçamento estimado para o projeto é de R$ 100 milhões.

O 1º Fórum Nacional de Cidades Digitais será encerrado nesta sexta-feira, 2 de outubro, com a participação de representantes de órgãos federais, estaduais, municipais e de executivos de empresas do setor de telecomunicações. O objetivo do evento é debater políticas públicas para a implantação do programa Cidades Digitais no Brasil.

Giselle Guedes – ASCOM/Ministério das Comunicações




Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: