O desafio da banda larga



O desafio da banda larga

O Brasil está assumindo o desafio de universalizar o acesso à internet em alta velocidade. O Plano Nacional de Banda Larga está em gestação no Comitê de Inclusão Digital do governo federal e deverá ser apresentado ao presidente Lula por volta do dia 10 de novembro. O projeto vai definir ações de curto, médio e longo prazos para cobrir cerca de 135 mil pontos de acesso, o que poderá custar até R$ 3 bilhões, desde que as operadoras colaborem. Do contrário, a conta poderá ultrapassar os R$ 10 bilhões.

A ideia do governo é utilizar as redes de fibra ótica já existentes de empresas como Petrobras, Eletrobrás e Eletronet. Se o plano der certo, em poucos anos estarão conectados postos de saúde, hospitais, delegacias, escolas rurais e centros púbicos, além de micro e pequenas empresas localizadas em áreas que nunca despertaram o interesse das operadoras de telecomunicações.

"O desenvolvimento econômico tem provocado uma demanda sempre crescente por serviços de internet. É preciso levar esses serviços aonde eles ainda não existem ou são de má qualidade", defende o vice-presidente do Comitê de TI e Telecomunicações da Câmara Americana de Comércio (Amcham Recife), Sandro Alves.

Segundo o executivo, o Brasil precisa dessa interiorização sob pena de inchar ainda mais os grandes centros urbanos. "Para gerar empregos no interior é preciso ter infraestrutura e isso passa necessariamente pela oferta de uma internet de qualidade", completa Alves.

fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br



Adicione aos Favoritos: Adicionar ao Blogblogs Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Linkk Adicionar ao Technorati Adicionar ao Delicious Adicionar ao Google Adicionar ao Yahoo

Facebook Twitter
Twitter

0 comentários: